Para Quem Vai o Meu Voto! Por Francisco Nery Júnior

 Para Quem Vai o Meu Voto! Por Francisco Nery Júnior

O que é uma crônica? O leitor pode acessar lá pelo Google e terá a resposta. Só recomendaria, usando a confiança construída através dos anos, que ele (quero dizer você) não se prenda muito ao academicismo inócuo. Gastar quase todas as energias nos preparativos, em detrimento dos resultados, não bate bem na minha cabeça. O setor público peca muito por aí. Grande parte dos recursos para um projeto se perde no planejamento através dos canais competentes; para não dizer na roubalheira endêmica. A crônica me dá a oportunidade ímpar – e gostosa – de dialogar com os meus leitores (leitores sérios de Paulo Afonso) de forma informal. Informal não significa que nós, os leitores e eu, desprezamos a responsabilidade. Nós gostamos de dialogar [apenas] com os que têm responsabilidade e compromisso com a comunidade e com a região; com o Brasil e com o mundo.

Então, desta vez, vou dizer para quem vai o meu voto nas eleições municipais de 7 de outubro. Vou declarar o meu voto: o meu voto vai basicamente para quem faz diferença para melhor. Vai para aquele que demonstra que é observador. Participou, caiu dentro e entendeu, de maneira clara, os anseios do povo. Vai para aquele que segue o povão resguardando uma certa margem para manobrar para o rumo seguro. É dever do líder coagir a boiada para mudar o curso que vai dar no precipício. Este tipo de líder, sensível e visionário, é coisa rara. A próposito, o que é bom neste mundo é coisa rara. Os momentos de felicidade são poucos e efêmeros.

Voto em quem tem visão para definir prioridades. Oportunidade de emprego e acesso aos cuidados médicos, junto com segurança e bem-estar (e tudo isso começa com uma boa educação) são indispensáveis em uma comunidade. Observo e voto no candidato que me passa esse tipo de visão.

Voto no candidato que foi parte importante na montagem da cidade, candidato que colaborou na construção de uma rede eficaz de educação fundamental, que colaborou para que tivéssemos equipamentos de países avançados (central de abastecimento, parque de exposições, emissário de esgoto coberto, ginásio de esportes, estação de tratamento d’água, brigada de combate a incêndios, mercado municipal, batalhão de Polícia Militar, restaurante popular, hospital municipal, promoções de lazer para o povo, estabelecimento de novos bairros, maternidade na periferia, centros de atendimento ao menor e à mulher, implantação do IFBA, implantação tecnológica de wi-fi, incorporação do Acampamento Chesf, criação de novos segmentos da Justiça Federal, atendimento Samu,  ciclovia do General Dutra, implantação de projetos de criação de tilápias, usina de reciclagem, sementeira municipal).

Voto no candidato que facilita o acesso do cidadão ao gestor e garante o pleno direito de expressão e de movimento.

Voto no candidato que usa todos os recursos possíveis para coibir a roubalheira desenfreada dos recursos públicos e que demonstra o entendimento claro e fundamental que os impostos, que significam o suor e o esforço do contribuinte, do trabalhador brasileiro, devem ser empregados para o bem de todos.

O texto vai ficando longo e é melhor dar uma trégua à paciência do leitor. O dia 7 de outubro está chegando. Vote certo. Estabeleça os seus princípios e vote. Use a principal ferramenta que você tem para ser parte importante da democracia. Seja um democrata. Ainda não se inventou nada melhor. Vote bem para não se arrepender depois. Se os eleitos pela maioria frustrarem as suas expectativas, você, ainda assim, dormirá o sono dos justos.

Francisco Nery Júnior

2 Comments

  • E aínda dizem por aí que o”65″ vai ganhar do “121”, vamos ter mais de 15 de frente. Estas são as apostas.

  • Muito esclarecedor sem ser parcial e sem tentar influenciar os eleitores,
    apenas, orientando, como faz o TSE em suas vinhetas, que pedem para
    o eleitor votar em candidatos de ficha limpa e as considerações feitas neste comentário, nos ensinam que devemos escolher o melhor e que
    tem demonstrado honestidadede, transpárência, humildade, respeito ao
    cidadão e que tenha a confiança do seu povo. Façam suas análises e vo
    tem conscientemente em quem pode fazer mais e melhor pelo nosso mu
    nicípio, que precisa progredir muito mais..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *