Alagoas e Sergipe firmam parceria para desenvolvimento turístico no Baixo São Francisco

 Alagoas e Sergipe firmam parceria para desenvolvimento turístico no Baixo São Francisco

Alagoas – O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participou, na segunda-feira (19), da 3ª reunião do comitê gestor do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco. O encontro, que aconteceu na sede da Seplande, marcou o inicio da parceria entre o Governo de Alagoas e o de Sergipe no desenvolvimento desse projeto.

“A concepção desse projeto é construir, através do turismo, uma alternativa econômica geradora de emprego e renda para a população que vive a margem do Rio São Francisco. Assim como Alagoas, Sergipe também possui 12 municípios ribeirinhos. Nada mais justo que os estados responsáveis pela atividade turística no São Francisco se aliem e promovam um planejamento integrado”, disse o secretário Luiz Otavio Gomes.

Além das reuniões realizadas e das participações em eventos, até o momento já foram entregues cinco produtos, entre eles o zoneamento turístico, o manual de identidade visual do projeto e o relatório da missão de prospecção. Essa missão reuniu representantes locais que contribuíram e relataram práticas a serem adaptadas e replicadas pelos participantes em seus negócios e na região, com o fortalecimento da capacidade de promoção dos produtos e das potencialidades existentes na região do Baixo São Francisco.

“Esse é um projeto diferenciado, que demanda bastante interação entre o Governo e os empresários locais. As decisões estão sendo tomadas de maneira coletiva e isso reflete nos resultados positivos alcançados. O Governo de Alagoas tem oferecido um grande apoio para a concretização dessa ação”, declarou o diretor presidente do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), Luís Tadeu Assad.

Para o inicio de 2013, estão previstas a entrega de dez produtos, destacando-se o software de gestão e o portal de promoção do turismo. De acordo com Assad, o software é um sistema interno de controle de execução físico- financeira do projeto e uma interface com a sociedade em geral, que vai poder acompanhar tanto a execução do projeto quanto os resultados. Já o portal de promoção é uma ferramenta também de interação com o público, onde serão sorteadas, por exemplo, promoções de agências de viagens.

O coordenador do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe, Joab Almeida, exaltou a parceria entre os Estados. “O que nos motiva ainda mais é que as ações desse projeto complementam as ações do Prodetur, que são executadas pelo BID e têm como objetivo organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística”, enfatizou Joab.

 

O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Seplande e o IABS, e tem a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) como a responsável pela sua execução. Os recursos para a concretização do programa, orçado em R$ 3 milhões, estão sendo viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com contrapartida assegurada pelo governo do Estado.

Plano de ação – O programa conta com quatro eixos de trabalho. O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do Rio São Francisco em Alagoas. Já o segundo está direcionado para o desenho de produtos turísticos na região. A capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços para garantir a viabilidade operativa e comercial desses produtos. A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto é o quarto eixo existente no plano.

Aproximadamente três mil pessoas dos municípios de Água Branca; Belo Monte; Delmiro Gouveia; Igreja Nova; Olho D’Água do Casado; Pão de Açúcar, Penedo; Piaçabuçu; Piranhas; Porto Real do Colégio; São Brás e Traipu estarão envolvidas no programa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *