Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
MEIO AMBIENTE E URBANIZAÇÃO: NECESSIDADES IGUAIS.
Ao longo dos anos e das oportunidades de trabalho, crescimento escolar, acesso rápido as novidades, deu-se o processo de urbanização no Brasil que ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.
Com o advento da globalização o crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades, principalmente com a implementação de variadas indústrias, que possibilitaram novos empregos, atraindo a população que vivia no campo para a cidade.
Além de novos meios de sobreviver, estudar, ganhar mais, obter mais conhecimento, participar de novas sociedades fez com que muitos migrassem da zona rural para as cidades, mas entendemos que esse processo não ocorreu da mesma forma em todo o país. Algumas regiões brasileiras se urbanizaram mais do que outras em razão das políticas públicas (que incentivaram determinadas áreas e outras não). As regiões Sul e Sudeste se destacam porque possuem uma concentração maior de áreas urbanas.
Com a falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado trouxeram algumas consequências para esses centros urbanos, tais como: problemas de saneamento básico (como tratamento de distribuição de água e esgoto); congestionamento (em razão da falta de espaço nas ruas); falta de moradias; poluição ambiental; falta de áreas verdes (como praças e bosques); indústrias e residências na mesma área (ocasionando problemas ambientais e de saúde); barulho; violência e diversos outros transtornos que resultam em má qualidade de vida para a sociedade.
Com essas demandas, surge então em 2007 o PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO, que por sua vez, obriga aos municípios a adotarem políticas públicas de saneamento nas quatro vertentes que são: Àgua, Esgoto, Drenagem Urbana e Resíduos, e consequentemente adotar os processos de melhoria contínua que requer os centros urbanos, numa clara demonstração de qualidade de vida aos seus habitantes.
Silvano Wanderley – Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental / Ambientalista
6 Comments
muito bom seu texto, mas o municipio ta deixando muito a desejar no que diz respeito ao crescimento da cidade e urbanizacao.
sou observadora de quanto falta de planejamento nesta cidade.
A secretaria de planejamento só funciona para organizar planilhas da prefeitura? e a cidade, compete a quem planejar? e o transito, compete a quem planejar?
tivemos 4 anos de descaso com a cidade, nao seria mais interessante colocar alguem com competencia e articulacao no lugar?
pensa nisso prefeito, e observa a critica de uma simples cidadã.
Gosto do Silvano porque ele sabe como ninguém pesquisar na Internet!
Ctrl + V detectado neste texto ………..
Eita povinho invejoso esse ai.
O cara escreve bem, entende, dá aulas com categoria e é lindão…
kkkk. inveja não tem cura mesmo..
Concordo com o seu texto sobre urbanização e o meio ambiente da nossa cidade, só acho que Paulo Afonso merece muito mais, pois em conversa com você (Silvano) na rua Getúlio Vargas, enumerei uma série de fatores que devem ser atacados para a melhoria da nossa cidade, temos que cobrar mais desses políticos “caldo de batata” (fracos), que só pensam no benefício próprio. Paulo Afonso é uma cidade turística e precisa de mais atratativos, precisamos de imediato de uma rodoviária, pois a que está aí é uma vergonha, precisamos da volta do vôo (São Paulo/Paulo Afonso/Aracaju) e vice e versa, a construção de uma nova ponte de acesso a cidade para melhorar o trânsito, de uma UTI, de um Procon, de um SAC fixo, de mais praças com arborização, pois nossa cidade é bastante quente, o funcionamento do esgotamento sanitário, para que deixemos de jogar nossos dejetos no Rio São Francisco, de um velatório municipal, pois não temos um lugar adequado para velarmos os nossos mortos e a Camara Municipal não foi feita para isso, embora na Camara já existam muitos vereadores que já morreram e não sabem, isso, com rara exceção, cuidar das nossas Caraibeiras que nessa época florescem e ficam todas amarelinhas, tornando-se um verdadeiro Cartão Postal de Paulo Afonso, só que as ervas daninhas estão matando as mesmas e precisando urgentemente de uma limpeza (caminho do IFBA-Chesf). Desculpe o desabafo de um soteropolitano que aprendeu a gostar dessa cidade e escolheu a mesma para morar, cidade esta onde sou muito grato, pois aqui fiz o meu nome como professor de desenho, educação artística e desenho técnico no Colegio Sete de Setembro e no Colepa. E foi aqui nesta cidade que me casei e constituí a minha família, tenho uma filha formada em enfermagem e atualmente sou funcionário da Chesf, lotado na DRJP.
inveja de quem querida ??? kkkkkkk se vc é fã do cara ai é com vc nada contra , mas isso ai é Ctrl+V sim , quer que eu diga a fonte ??? melhor n se não seu ídolo vai morrer de vergonha rss