Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ministério da Saúde garante serviço de radioterapia para as Obras Sociais Irmã Dulce
Com a inauguração da nova sala da Osid será possível atender melhor os pacientes da área oncológica e de implante coclear
O Secretário de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães participou sexta-feira (9) da inauguração da nova sala de cirurgia das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que marca a conclusão do Centro Cirúrgico da unidade. Durante a cerimônia, o secretário anunciou parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Estado para a construção do serviço de radioterapia da unidade. O evento contou também com a participação do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla.
O secretário Helvécio Magalhães ressaltou que a aquisição de equipamentos para a prestação deste serviço de radioterapia será viabilizado pela parceria entre o Ministério e o governo da Bahia para a implantação do serviço de radioterapia da unidade – por meio de convênio com a Osid.
OBRAS – A inauguração da décima sala de cirurgia da Osid reduzirá pela metade o tempo dos pacientes na fila de espera, principalmente na área de oncologia e implante coclear. Estima-se que haverá um aumento em torno de 10% no número de cirurgias. A unidade atende, em média, dois mil pacientes por dia e realiza 800 procedimentos cirúrgicos por mês.
“A inauguração dessa sala representa o esforço concreto de reduzir o tempo na fila de espera nas cirurgias, principalmente de média e alta complexidade como oncologia”, afirmou o secretário da SAS, Helvécio Magalhães.
APOIO – A nova sala deverá proporcionar, ainda, um aumento de 50% nos implantes cocleares. O secretário lembrou que recentemente houve o credenciamento da unidade de terapia auditiva, e sinalizou com a possibilidade de o Ministério apoiar o Centro de Reabilitação e Prevenção à Deficiência da Osid por meio do programa Viver Sem Limite.
“Essa obra mostra o compromisso do governo federal em fortalecer o setor filantrópico, parceiro do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, precisamos reconhecer obras como a de Irmã Dulce que presta assistência de qualidade e com eficiência”, destaca o secretário.
As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) atendem as especialidades cirúrgicas disponibilizadas na Osid estão: cirurgia geral, ginecologia, urologia, oncologia, otorrinolaringologia e cabeça e pescoço.
S.O.S EMERGÊNCIAS – Ainda na sexta-feira (9), o secretário Helvécio Magalhães conheceu o sistema de monitoramento utilizado pelo Hospital Roberto Santos, um dos 12 hospitais que integram a estratégia S.O.S Emergências do Ministério da Saúde.
O S.O.S. Emergências é uma ação estratégica do Ministério da Saúde, em conjunto com os gestores locais (estaduais e municipais), lançada em 2011 para qualificar o atendimento nas principais emergências do país. Além do Hospital Geral Roberto Santos, mais 11 hospitais de grande porte integram a estratégia nas seguintes localidades: Goiânia (GO), Recife (PE), Fortaleza (CE), Ananindeua (PA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Todos esses hospitais são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que – até 2014 – a estratégia atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.
Lívia Nascimento, da Agência Saúde – Ascom/MS