Mutirão de Emissão de Documentos para Mulheres Rurais de Paulo Afonso, de 26 a 30 de novembro

 Mutirão de Emissão de Documentos para Mulheres Rurais de Paulo Afonso, de 26 a 30 de novembro

Cidadania e acesso às políticas públicas chegarão na forma de documentos para agricultoras familiares de Paulo Afonso. Resultado de parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Projeto Margaridas, voltado às moradoras rurais dos municípios baianos, será lançado na primeira quinzena de dezembro, no Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes, em Paulo Afonso. O nome do projeto é uma homenagem à líder sindical Margarida Alves, trabalhadora rural da Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983, após uma trajetória de luta pela garantia de direitos trabalhistas rurais. A sua morte é tida como um símbolo político, representativo das mulheres rurais, que deram seu nome ao evento mais emblemático que realizam – a Marcha das Margaridas, uma mobilização nacional que reúne milhares de mulheres trabalhadoras rurais todo dia 12 de agosto, em Brasília.

A iniciativa com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social é uma ação fundamental para o desenvolvimento de estratégias de inclusão das trabalhadoras rurais. Por meio dele são emitidos documentos gratuitamente. Em Paulo Afonso serão disponibilizadas carteiras de trabalho, CPF e RG, primeira e segunda vias.

Na próxima terça-feira (20) de novembro, uma equipe da SEDES estará reunida com os presidentes das associações comunitárias da área rural para repassar instruções e levantar o número de mulheres que necessitam da aquisição de documentos. A reunião acontece no Auditório Edison Teixeira, às 8h. Será disponibilizada documentação para 800 mulheres, em primeira e segunda via.  Segundo informações da SEDES, o mutirão será realizado de 26 a 30 de novembro, das 8 horas às 17 horas.

Em 2006, foram promovidos, na Bahia, 18 mutirões, em que houve a emissão de 7.841 documentos, que abrangem carteiras de identidade, carteiras de trabalho, CPFs, certidões de nascimento, registros no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), títulos de eleitor e blocos de notas fiscais. Ascom/PMPA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *