Mutirão em Paulo Afonso emite documentos para agricultoras familiares

 Mutirão em Paulo Afonso emite documentos para agricultoras familiares

Ação será realizada de 26 a 30 de novembro e é voltada para atender as agricultoras residentes no meio rural. 

Mais agricultoras do interior baiano vão ter a oportunidade de obter os documentos de identificação e ter assegurados seus direitos civis. Uma equipe da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) estará visitando nosso Município nesta segunda quinzena de novembro para emitir carteiras de identidade, carteiras de trabalho e CPF.

Essas ações são fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Prefeitura de Paulo Afonso. O mutirão vai ser instalado no dia 26 de novembro, no Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes, no BNH. Para que todas as agricultoras do município possam ter a oportunidade de participar desse mutirão, a Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu na manhã de terça-feira (20)  uma reunião com presidentes  de Associações e representantes comunitários. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Anilton Bastos Pereira, o vice Jugurta Nepomuceno Agra; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio; o chefe de Gabinete, Junior Benzota de Carvalho e a Assistente Social, Janisabel Araújo.

Em um trecho do seu pronunciamento, o prefeito Anilton Bastos agradeceu a presença de todos, dizendo que aquela era a primeira vez que se reunia com representantes do meio rural depois das eleições e não poupou esforços em revelar os desafios que o Governo tem enfrentado nos últimos meses devido à queda de arrecadação e à seca que assola o município. ‘Vamos fechar o ano com uma baixa de aproximadamente R$ 7.000.000,00 (sete milhões), disse Anilton.

Com auditório parcialmente lotado, o prefeito Anilton Bastos Pereira agradeceu a confiança nele e em seu vice depositadas no ultimo pleito e encerrou seu discurso parafraseando o deputado Federal Luiz de Deus (DEM), quando afirmou que ali não estava diante de eleitores, mas de amigos. “É assim que entendo”, finalizou.

Por sua vez, a secretária Ana Clara Moreira reforçou que a ideia do projeto é atender todas as mulheres que trabalham na agricultura no Município.

Com a emissão desses documentos, as agricultoras vão poder tentar a inclusão em programas de assistência ao agricultor como o Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além dos programas de assistência social do Governo como o Bolsa Família e os benefícios previdenciários garantidos pelo Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).

As agricultoras interessadas em emitir seus documentos, ou tirar a segunda via, deverá comparecer  ao Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes, no BNH, no período de 26 a 30 de novembro, das 8h às 17h. Todos os serviços serão disponibilizados gratuitamente. “Nós vamos disponibilizar os veículos que fazem o transporte escolar para levar as trabalhadoras até a comunidade rural onde será realizado o mutirão. Lá todas as ações serão realizadas gratuitamente”, acrescentou Clara. Da ASCOM

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *