Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Pacientes recebem tratamento médico fora do município
Tratamento Fora de Domicílio (TFD, consiste em garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não têm assistência no município de origem, por falta de condições técnicas
Secretaria de Saúde continua com assistência a pacientes que se tratam em outras cidades. As ações coordenadas pelo Serviço Social da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paulo Afonso são para pacientes que necessitam de tratamento de saúde fora do Município, entre outras localidades do Estado ou da Federação, como Recife, Aracaju, Maceió e até mesmo São Paulo.
Um ônibus com capacidade para cerca de 40 pessoas realiza viagens para Salvador levando munícipes para realizar tratamentos, consultas, revisões, entre outros procedimentos médicos. Além do ônibus, outros veículos como ambulâncias, vans e carros, a depender da necessidade, ficam à disposição da demanda de solicitações.
Para a capital sergipana, Aracaju, a Secretaria disponibiliza nas segundas e quartas-feiras de uma van com capacidade para 17 pessoas, além de outros veículos. Aos pacientes que precisam se deslocar até Recife (PE), a Prefeitura oferece ambulâncias e passagens em ônibus interestaduais, entre outras opções. A mesma situação ocorre com pacientes destinados para Maceió e Arapiraca em Alagoas, Juazeiro na Bahia e São Paulo capital.
A maioria dos beneficiados encontra-se com as consultas previamente agendadas e muitos deles vão com acompanhante. Em Salvador, a Prefeitura disponibiliza uma pousada com as três refeições para os pacientes e seus respectivos acompanhantes. Pensando na melhoria do atendimento, além de proporcionar mais dignidade aos pacientes, a pousada passa por reforma e ampliação. As novas instalações já serão entregues no mês de dezembro.
Essas ações é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), que consiste em garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não têm assistência no município de origem, por falta de condições técnicas.
1 Comment
Isto é típico de interior que não está preparada para ver a população crescer e ter prosperidade. A prefeitura procura fazer o máximo mais nao é isto que a população quer.
Se tivéssemos profissionais competentes e hospitais e clinicas de qualidade não era preciso sair pacientes para tratamento fora domicilio assim como a procura de emprego em outras paragens.