Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Possível epidemia de dengue na Bahia preocupa Graça Pimenta
A estação mais quente do ano chegou no último dia 21 e, com ela, a preocupação de uma possível epidemia de dengue na Bahia. Há cerca de um mês, a Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou a possibilidade. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) está preocupada com a situação e reforça o alerta à população sobre a necessidade de prevenção.
“Como enfermeira e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa,quero alertar a população sobre a necessidade de combate à dengue,principalmente neste verão. Como já é sabido por todos faz-se necessário evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, caixas d’água e qualquer outro local que permita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, ainda mais neste calor. Vamos nos mobilizar para evitar que o número de casos registrados aumente no verão”, adverte a parlamentar.
Na Bahia, pelo menos401 municípios já apresentaram ocorrências da doença; desses, Salvador, Feirade Santana, Guanambi, lhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim,Serrinha e Teixeira de Freitas correspondem a 44,8% dos casos. Dados da Sesab apontam que, em Feira de Santana, por exemplo, até a quinta-feira (27), estão registrados 5473 casos suspeitos de Dengue, sendo 2085 Dengue Clássico, 9Dengue com complicação, 7 Febre Hemorrágica do Dengue, 1 Síndrome do Choque da Dengue, 2679 descartados e 692 casos não classificados. No mesmo período de2011 foram notificados 4663 casos de Dengue, o que corresponde a um aumento de 17,37%.
As 10 localidades em Feira de Santana com maiores índices na cidade são Campo Limpo, Parque Ipê, Humildes, Feira X, Cidade Nova, George Américo, Gabriela, Tomba, Mangabeira e Queimadinha. As primeiras epidemias de dengue na Bahia ocorreram em1995 e 1996. No primeiro ano, a epidemia foi causada pelo vírus do sorotipo 2.Em 1996, pelo sorotipo 1. Porém, a epidemia mais grave da doença só foi registrada em 2009, quando foram registrados 123.637 casos.
Sesab confirmou de uma possível epidemia de dengue na Bahia, neste verão