ACM Neto – Visita a Massaranduba

 ACM Neto – Visita a Massaranduba

Baixa do Petróleo/9h – O prefeito ACM Neto faz nesta sexta-feira (4) uma visita de trabalho em Massaranduba (Baixa do Petróleo) para determinar ações de curto, médio e longo prazo para os problemas da região. ACM Neto estará acompanhado por alguns secretários finalísticos e titulares das pastas.

Mais 250 homens vão fazer limpeza no Subúrbio

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Ordem Pública, iniciou  quinta-feira (03) um mutirão para normalizar a coleta de lixo e entulhos na região do Subúrbio Ferroviário. Mais 250 trabalhadores vão atuar como agentes de limpeza, coletores, varredores e operadores de roçadeiras, somando-se aos 243 que já prestam serviço regularmente à região através da Torre Empreendimentos Ltda.

“Vamos intensificar a limpeza porque a sujeira está muito acumulada no Subúrbio. Esse mutirão vai durar até que o serviço possa ser normalizado”, afirmou a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, que acompanhou o prefeito ACM Neto na visita à localidade de Nova Constituinte, uma das mais carentes da região.

Rosemma Maluf afirmou que a secretaria, através da Limpub, está fazendo um diagnóstico nas localidades onde existe mais lixo e entulho acumulados. “Também vamos fazer um trabalho de conscientização da população para que contribua para a manutenção da limpeza”.

ACM Neto começa visitas pelo trabalho no Subúrbio

Prefeito anuncia escola, creche e obras emergenciais em Nova Constituinte

O prefeito ACM Neto esteve, na manhã de quinta-feira (03), no bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário,onde despachou com secretários e anunciou a construção de uma escola, melhorias no posto de saúde, na limpeza e ações emergenciais na área de infraestrutura urbana. Ao lado da vice-prefeita Célia Sacramento, Neto conversou com moradores e líderes comunitários sobre os problemas da localidade, muitos dos quais já conhecidos de perto por ele, e cobrou dos secretários intervenções de curto, médio e longo prazo. Algumas dessas intervenções já começaram a ser feitas hoje mesmo.

O prefeito chegou ao bairro num microônibus na companhia da vice e dos secretários de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia; de Ordem Pública, Rosemma Maluf; de Educação, João Carlos Bacelar; de Infraestrutura, Paulo Fontana; de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade; do coordenador das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga Filho; do chefe de Assuntos Institucionais,Pedro Godinho; do chefe Ouvidoria Geral, Humberto Viana; e da presidente da Limpurb, Kátia Alves.

Foi a primeira agenda de rua de ACM Neto após a posse. Para o prefeito, a escolha do Subúrbio Ferroviário foi “simbólica” e “representa uma marca de nossa administração, que vai ser voltada para as áreas mais carentes da cidade,estar presente nos bairros mais pobres , ouvindo e conversando com as pessoas”.“Claro que não dá para resolver tudo da noite para o dia, mas dá para mostrar a presença da prefeitura e as intervenções que pudermos realizar nós vamos fazer”,disse Neto para os jornalistas.

Bairro vai ganhar escola e creche

Vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Paulo Câmara, também participaram da visita de trabalho a Nova Constituinte, que começou na Rua do Congo, onde Neto anunciou a construção de uma escola em um terreno onde atualmente é um matagal. O secretário da Educação, João Carlos Bacelar,apresentou o projeto da unidade de ensino, que vai custar R$3 milhões. A escola terá capacidade para 720 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno, com oito salas para o ensino fundamental. Além disso, será construída uma creche no bairro.

“Vamos iniciar ao longo desse ano o processo de construção da creche e da escola. Acredito que durante 2013, podemos trabalhar para concluir essas obras”,afirmou ACM Neto, acrescentando que as duas unidades de ensino devem começar a funcionar em 2014. 

Prioridade para médicos no Subúrbio

Na Unidade de Saúde da Família de Nova Constituinte,o prefeito ACM Neto ouviu queixas sobre a falta de médico. “Dentro das ações emergenciais, garantir a presença de médicos nas unidades de saúde de Salvador é uma prioridade. E vamos começar a fazer isso pelo Subúrbio Ferroviário”,revelou o gestor à imprensa. “Não podemos conceber posto de saúde sem médico”,emendou.

O secretário da Saúde, José Antônio Rodrigues, afirmou que a unidade de saúde de Nova Constituinte tem grande credibilidade junto à população, mas está sem médico há cerca de 40 dias porque a profissional que trabalhava no posto passou em um concurso público. “Nossa idéia é, nos próximos 60 dias, dar prioridade ao Distrito Sanitário do Subúrbio para que a gente possa convocar prioritariamente os médicos e assegurar cobertura a essa região”, disse. Ele afirmou que o quadro de agentes comunitários de saúde e de odontologia estão completos.

Intervenções de prevenção às chuvas

Ao lado do secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, o prefeito anunciou intervenções emergenciais através deobras de drenagem que vão prever e coibir os alagamentos em localidades de Nova Constituinte no período das chuvas. Uma dessas medidas já surtiu efeito, de acordo com o secretário: o fim do alagamento da Rua da Glória. Quando ACM Neto chegou à localidade, uma parte da rua estava alagada, problema que foi emergencialmente solucionado a tarde.

“Claro que agente vai ter que fazer uma intervenção maior, e já estamos dialogando com a comunidade nesse sentido. Determinei também limpar a tubulação”,contou Paulo Fontana. Em outra localidade de Nova Constituinte, chamada de pontilhão do canal, o prefeito determinou intervenções emergenciais para garantir que, no período das chuvas, não haja alagamento, o que impede as crianças de irem à creche.

“Em 15 ou 20 dias, devemos começar a fazer uma obra paliativa com madeira.Depois, faremos uma intervenção maior naquele aterro, o que vai demandar a contratação de pessoal para operar maquinário. O outro compromisso que assumimos foi com a drenagem do canal do Paraguari, obra que vamos iniciar na próxima quarta-feira”,revelou o secretário.

Com informações:

Agência Geral de Comunicação de Salvador

Foto Max Haack

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *