Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Nordeste cresce na lista das regiões que mais criaram empregos no Brasil
Pesquisa das Estatísticas do Empreendedorismo 2010 feita pelo IBGE em parceria com a ENDEAVOR aponta que região ficou em 2° lugar ocupando 19,7% do pessoal e lidera a maior média de pessoas ocupadas por unidade local. Pernambuco foi o 8° estado do ranking nacional.
A pesquisa realizada pelo IBGE com a colaboração do Instituto Empreender Endeavor Brasil analisou empresas de alto crescimento no país – aquelas com aumento médio de pessoal ocupado assalariado de pelo menos 20% ao ano, em um período de três anos, e com 10 ou mais pessoas ocupadas assalariadas no ano inicial de observação – e discorre sobre a performance destas ao longo dos anos de 2007 a 2010.
Em 2010, havia 33.320 empresas de alto crescimento, elas ocuparam 5 milhões de pessoas e pagaram R$88 bilhões em salários e outras remunerações. Destas, 32.863 eram classificadas como empresas de alto crescimento orgânico, ou seja, o aumento de pessoal ocupado foi feito através de contratações, e não por fusões ou incorporações. Essas empresas foram responsáveis por mais da metade (50,3%) dos empregos assalariados do Brasil entre 2007 e 2010, um total de 2,7 milhões de pessoas empregadas.
As cinco atividades econômicas responsáveis pelas maiores criações de ocupações foram as indústrias de transformação (568,8 mil); atividades administrativas e serviços complementares (553,7mil); construção (551,0 mil); comércio, reparação de automotores e motocicletas (420,6mil); e transporte, armazenagem e correio (204,1 mil).
Cerca de 70% das empresas de alto crescimento concentravam-se nas regiões Sudeste e Sul em 2010. O Sudeste também detinha o maior percentual de empregados (52,9%), mas o Nordeste apareceu em lugar, ocupando 19,7% do pessoal, seguido pelo Sul, com 14,9%. De acordo com a pesquisa, o Nordeste também apresentava a maior média de pessoas ocupadas por unidade local (77), seguido por Sudeste (69), Norte (64), Centro – Oeste (58) e Sul (48).
A coordenadora regional da Endeavor, Juliana Queiroga, comenta o crescimento do Nordeste na pesquisa.
“Quase todos os estados nordestinos tiveram destaque na pesquisa. Bahia, Pernambuco e Ceará tiveram uma maior geração de postos de trabalho por empresas de alto impacto. Já o Rio Grande do Norte, o Maranhão e Sergipe tiveram destaque dentre os estados com alto número de empresas de crescimento orgânico. Observa-se então um crescimento de toda a região, principalmente no setor de indústria, seguido por serviços e construção.” O estado de Pernambuco aparece em oitavo lugar no ranking dos dez estados que mais contrataram no país.
“Pernambuco está entre os 10 estados brasileiros que mais contrataram no país e Petrolina ficou com o 3° lugar entre os municípios brasileiros”, diz Juliana. Em primeiro lugar ficou o estado de São Paulo e em último Distrito Federal. A posição de Pernambuco também foi a mesma em relação as unidades com mais empresas em alto crescimento , ficando atrás de estados como a Bahia e na frente do Ceará e Goiás.