Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretário de governo reúne-se com trade turístico local
O novo secretário municipal de Turismo de Paulo Afonso, Jacques Fernandes, com o objetivo de estreitar os laços com o trade turístico local e fazer parcerias para obter resultados positivos para o setor, na noite de quinta-feira (24), o titular da pasta foi até o auditório Dr. Edson Teixeira Barbosa para apresentar seu plano de trabalho como secretário de Turismo. A reunião foi direcionada para os guias de turismo, agencias e donos de hotéis e restaurantes. Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal de Turismo, professor Antonio Galdino, Lúcio Flávio presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDEPA -, José Mauro da rede San Marino e a gestora do SEBRAE, Nadja Maria.
Em pauta, assuntos determinantes para o bom andamento do turismo em Paulo Afonso, como limpeza, ordenamento, e parceria. Além destes, o secretário determinou que a comercialização dos roteiros turísticos externos só poderão ser realizados no balcão das agências e não mais no interior do Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT), agora administrado pela Secretaria de Turismo. A decisão foi tomada depois que o secretário recebeu denúncia de que operadores de turismo estavam estimulando a venda de roteiros turísticos para outros estados. Jaques lembrou que o guia turístico não deve interferir nas atividades de competência das agências. Cada um, na sua, explicitou.
A regra atingiu de frente os guias turísticos que contestaram a decisão sob a alegação que a nova portaria acabava de jogar por terra três longos dias de discussão com a Bahia Tursa e agentes do setor, onde ficou decidido que os roteiros turísticos seriam comercializados sem nenhuma barreira. Para o guia Eduardo, há 29 anos no exercício da profissão, é impossível manter o turista que chega na cidade na segunda-feira, por exemplo, e quer conhecer os pontos turísticos de Paulo Afonso, uma vez que o passeio só é possível nos fins de semana. Já o passeio para Xingó, é diário, ressaltou. Com a resolução, o turista que chega terça-feira, em Paulo Afonso, com efeito, não vai esperar a chegada do sábado ou domingo para fazer seu passeio.
O secretário de Turismo Jaques Fernandes, de 29 anos, talvez o mais jovem secretário do setor na Bahia, mostra que veio para implantar uma nova filosofia de trabalho e tem foco no objetivo de transformar o turismo local numa verdadeira multiplicadora de benefícios para Paulo Afonso. De fácil comunicação, Fernandes, em algumas situações foi duro ao lamentar a “cultura do peitinho” criada na era CHESF. “Na nossa equipe não haverá moleza”. É preciso que as pessoas compreendam que nós estamos vivendo um novo tempo, reforçou. “Toda reunião com este nível de entendimento é interessante e salutar. É bom saber que os empresários, através de suas entidades representativas estão imbuídos em alavancar o turismo local, ser parceiros, o que é a nova filosofia da gestão do prefeito Anilton Bastos”, pontuou Jaques.
O final do encontro foi abrilhantado com uma apresentação do pessoal da Rota Vertical. A participação do grupo foi também a garantia de que o retorno do turismo de aventura está assegurado
Luiz Brito
1 Comment
Nos meus 50 anos de Paulo Afonso estou pela primeira vez vendo
este rapaz ,é uma pena Dr. Galdino conhecedor nato de turismo
nunca reconhecerem seu potencial ,eu também já passei por tudo
isto porque na área financeira e contábil deixo muito gente para trás
é velho nosso time é outro estou solidário com você ,o mundo gira
a fila anda,copa do mundo também é de quatro em quatro anos.