Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Vereador e Prefeitura de Glória trocam acusações sobre a Quixaba
A Prefeitura de Glória diz que um grupo de pessoas, talvez por motivos políticos, cometeram danos ao patrimônio público, com a depredação das instalações destinadas à captação de água para abastecimento de povoados da área rural. Já o vereador Valério José diz que a prefeitura derrubou varias árvores que davam sombra e abrigo aos frequentadores do local além de destruir a área de lazer com o aterro da beirado do rio com várias caçambas de entulhos
Segundo informações do vereador do Município de Glória Valério José (PT), o Povoado Quixaba, situado às margens do Rio São Francisco, à aproximadamente 20 km da sede do Município, [Glória-BA], com mais de 2.000 habitantes, sofreu recentemente um ato de vandalismo ambiental por parte da Gestão Pública, provocando o repúdio e reação da população local.
O vereador Valério José diz que a comunidade do Povoado Quixaba reclama que a única área de lazer disponível para os banhistas locais e visitantes foi totalmente destruída pelas máquinas da Prefeitura Municipal de Glória. Segundo Valério, foram derrubados 09 (nove) pés de árvores que davam sombra e abrigo aos frequentadores do local e a prefeitura aterrou a beirado do rio com várias caçambas de entulhos.
Valério representando moradores da comunidade do Povoado Quixaba, por considerar que a ação da gestão foi incabível, desnecessária, desrespeitosa e um ato de vandalismo e destruição do Meio Ambiente, no dia 22 de janeiro denunciou o fato a Promotora de Justiça Regional Ambiental Dr. Luciana Espinheira da Costa Khoury e pediu providencias e parecer da Promotoria.
Versão da Prefeitura Municipal de Glória
Em nota da ASCOM , a Prefeitura de Glória esclarece à população do município, em especial, os moradores do povoado Quixaba, o que está ocorrendo na área destinada à Captação de Água da Quixaba, onde, há cerca de 10 dias, um grupo de pessoas, motivadas intencional e politicamente, vem cometendo uma sequência de danos ao patrimônio público, com a depredação das instalações destinadas à captação de água para abastecimento de cerca de dez povoados da área rural, entre eles, Olho D´água dos Coelhos, Logradouro, Bode Assado, Malhada, Rio Fundo e outros.
Fatos
No Local, onde há mais de 15 anos, se faz a captação de água para atender alguns povoados da área rural de Glória, tem sido frequentado por um grupo de pessoas para a prática de banho e lazer, o que é um risco, haja vista, a bomba que extrai a água é alimentada por uma corrente elétrica submersa de 380 Volts, o que levou a Prefeitura a proibir a prática na área, por precaução. Próximo a esse local, há uma área para lazer na Estrada Velha, que sempre fora utilizada por banhistas, distante cerca de 300m da Estação de Captação. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Francisco Alves, “mesmo diante do risco e da proibição, esse grupo de pessoas vem insistindo em tomar banho no local, desrespeitando a proibição da Prefeitura, inclusive, com ações de vandalismo, depredando as instalações elétricas e furtando a tubulação que conduz a água para abastecimento dos carros-pipa”, esclarece o secretário. Essa sequência de depredações, iniciadas no domingo, 13, começaram com a danificação da Bomba D´água, do furto de tubulações e da quebra e incêndio do Relógio de Medição.
Medidas tomadas
O secretário municipal de governo, Nivaldo Lopes, esclarece que, “em face à situação, a Prefeitura Municipal de Glória, indignada com a atitude irresponsável desse grupo de pessoas, torna público que já tomou todas as providências junto às Polícias Civil do estado da Bahia e Polícia Federal, pois as ações depredaram o Patrimônio Público e impediram, momentaneamente, um serviço elementar e essencial, que é o abastecimento de água da população, informando que um processo fora instalado e essas pessoas terão de prestar esclarecimentos com base em pistas e indícios levantados por nós”, enfatiza Nivaldo Lopes.