Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Emissora de rádio não é Ouvidoria Municipal para receber críticas e denúncias
As pessoas estão tomando consciência de que ligar para emissoras de rádio, não é o remédio eficaz para solucionar eventuais problemas relacionados exclusivamente à prefeitura como à podação de árvore, esgoto a céu aberto, lixo jogado às vezes até irresponsavelmente nas vias publicas, etc etc etc. Não é rádio que resolve isso. O canal competente e que vai de fato solucionar a questão é a Ouvidoria Municípal.
Segundo o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, que é o Ouvidor Geral do município, o órgão é responsável por intermediar a execução da lei. “Nosso papel, mediante a Lei de Acesso à Informação, é fazer com que a mesma seja executada plenamente, recebendo as solicitações dos cidadãos e concedendo as respostas pertinentes às dúvidas referentes às secretarias, daquilo que está previsto em Lei”, frisou Jugurta.
Ele ressalta que o link para o acesso às informações está disponibilizado no site da Prefeitura (www.pauloafonso.ba.gov.br), mas que há muita solicitação através do telefone e de forma presencial. “Orientamos as pessoas a entrarem no site e acessar o link do portal da transparência, mas quando as mesmas não conseguem por algum motivo ter acesso, vamos à busca das informações e repassamos, porque nosso papel é a garantia da resposta ao cidadão”, falou.
Além de intermediar a execução da Lei de Acesso à Informação, recentemente a Ouvidoria estabeleceu parceria com o Conselho de Meio Ambiente, sendo também porta de entrada para denúncias ambientais. “Estas denúncias, além de serem encaminhadas para o Departamento de Meio Ambiente, são instantaneamente dirigidas ao Conselho de Meio Ambiente”, frisou o vice-prefeito.
Em funcionamento desde agosto de 2009, a Ouvidoria Municipal tem investido em formação dos funcionários para melhor atender as demandas. Seu principal objetivo é receber críticas, denúncias, elogios e sugestões, criando um elo entre o cidadão e a Administração Municipal. “É importante ressaltar que não cabe à Ouvidoria a solução dos problemas, mas a garantia de resposta ao cidadão, estabelecendo um vínculo de respeito e sintonia social”, ressaltou o coordenador.
Exija seus direitos ligue e peça para falar com a Ouvidoria do Município.
O órgão funciona na Prefeitura, no gabinete do vice-prefeito. Os contatos podem ser feitos de forma presencial, por meio do site da Prefeitura, no link da Ouvidoria, ou pelo telefone 3281-3011, ramal 240 ou 3281-4470.
A partir de março a Ouvidoria ficará interligada diretamente com a secretaria de comunicação da prefeitura (ASCOM). A resposta é imediata.