Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Máscara do ministro Joaquim Barbosa é a mais vendida em camelôs de Salvador
“Quem é você? Adivinha, se gosta de mim! Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados, perguntando assim: Quem é você, diga logo…” São versos da música “Noite dos Mascarados”, de Chico Buarque de Holanda, sempre atual em todos os carnavais, especial para a galera que se esconde atrás de uma máscara no reinado de Momo.
Mas deixando o romantismo de lado e entrando na área de personalidades importantes do país ou do mundo, em todos os setores, seja na política, nas artes, no futebol, religião etc, algumas máscaras para carnavais são feitas para homenagear estas figuras de destaques.
E neste ano, a máscara do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, é a mais procurada. Depois vem a do jogador Neymar, a da presidente da República Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula da Silva e do presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Seguindo esta linha, as lojas especializadas em artigos de carnavais, lojas de departamentos e camelôs estão comercializando o produto em seus pontos de venda. Uma máscara com o rosto de uma destas personalidades está em torno de 5 a R$7. Nas Lojas Americanas, a estudante Marília Santana Rodrigues, acompanhada do namorado, Igor Vicente Paz, comprou a máscara de Joaquim Barbosa, justificando: “este é o homem mais sério do país. Votaria nele para presidente do Brasil. Temos orgulho dele”.
O ministro Joaquim Barbosa ficou conhecido no Brasil e exterior quando, em 2012, foi responsável pela condenação dos envolvidos no escândalo de compra de votos no Congresso. “Achei importante a atitude dele, por isto acho que devemos propagar a imagem dele para todos”, afirmou Marília.
Para o camelô Augusto Ferreira dos Santos, instalado na Avenida Sete, há os que “não gostam deste tipo de máscara, com cara de outra pessoa e que cobre o rosto todo, principalmente as mulheres. Por isto vendo também essas só para o olho, toda trabalhadas, com muito brilho para quem quer ficar linda no carnaval!”.
Esse tipo de máscara é também muito procurado para compor a fantasia de crianças. “Vou levar estas duas para minhas filhas, de 9 e 7 anos. A primeira vai se fantasiar de Colombina e a segunda Odalisca , com a máscara completam as fantasias”, disse a dona de casa Dagmar Souza, que se encontrava na Piedade fazendo compras.
Outra máscara também muito procurada, segundo o camelô, é a que cobre apenas a metade do rosto, desde a testa até a linha superior dos lábios, ou apenas a sobrancelha até a ponta do nariz. E há também as que cobrem o rosto inteiro, mas que não sugerem nenhuma personalidade. Da Tribuna