Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Papa Bento 16 surprende o mundo ao marcar sua renúncia para o dia 28
O papa Bento 16 vai renunciar dia às 16 horas do 28 de fevereiro ao posto de líder da Igreja Católica, porque não tem mais as forças necessárias para realizar os deveres de seu ofício, tornando-se o primeiro pontífice desde a Idade Média a tomar decisão deste tipo.
Ele anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires.
O papa tem 85 anos e disse ter percebido que sua força havia se deteriorado nos últimos meses “ao ponto que eu tenho que conhecer minha incapacidade de realizar adequadamente o ministério que foi confiado a mim.”
“Por esta razão e consciente da seriedade deste ato, em completa liberdade, eu declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro”, disse o papa, de acordo com um comunicado do Vaticano.
No comunicado, Bento 16 justifica seu ato: “No mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, a fim de governar a cátedra de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessária tanto a fortaleza da mente quanto do corpo, fortaleza que nos últimos meses se deteriorou em mim ao ponto em que tenho de reconhecer minha incapacidade de desempenhar adequadamente o ministério que me foi confiado.”
E continua: “Após ter repetidamente examinado minha consiciência perante Deus, tive a certeza de que minhas forças, em consequência de minha idade avançada, não são mais adequadas ao exercício do pontificado.”
O Vaticano disse esperar que o período entre a renúncia dele e a eleição de um sucessor seja “o mais breve possível”.
Casos de renúncia
Celestino 5º foi um dos papas que renunciaram ao pontificado. Antes dele já haviam feito o mesmo Clemente 1º em 97, Ponziano, em 235, Bento 9º em 1045 e, depois, Gregório 12, em 1415.
O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2º.
Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito Papa. Tinha 78 anos. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas – o escândalo de abuso sexual de crianças por clérigos.
Papa Bento 16 (em latim: Benedictus PP. 16, em italiano: Benedetto 16), nasceu Joseph Alois Ratzinger, em Marktl am Inn, na Alemanha, dia 16 de abril de 1927. é o Papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005, que terminou no dia 19 de abril.
Domina pelo menos seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano) possui conhecimentos de português, lê o grego antigo e o hebraico.
Possui 8 doutorados
— 1984 Doutor Honoris Causa pelo College of St. Thomas in St. Paul / Minnesota
— 1985 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Eichstätt
— 1986 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Lima
— 1986 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Telogia Pontifícia e Civil de Lima
— 1988 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Lublin.
— 1998 Doutor Honoris Causa pela Universidade da Navarra na Pamplona.
— 1999 Doutor Honoris Causa pela Uiversidad Livre Maria SS Assunta (LUMSA) em Roma.
— 2000 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Teologia da Universidade do Wroclaw
Da Tribuna da Bahia