Estado construirá mais 100 sistemas simplificados de abastecimento

 Estado construirá mais 100 sistemas simplificados de abastecimento

O Governo da Bahia, por meio do Programa Água para Todos, implantará mais 100 sistemas simplificados de abastecimento de água em comunidades das regiões nordeste e sudoeste do estado, atingidas pela estiagem.

Os sistemas integram as ações estruturantes em prol da convivência com a seca na região do semiárido baiano e contam com investimentos da ordem de R$ 10,93 milhões, fruto de convênio entre o governo estadual e o Ministério da Integração Nacional (MIN).

A licitação dos sistemas está aberta e os interessados podem obter mais informações acessando o endereço eletrônico da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) (www.cerb.ba.gov.br), empresa integrante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, responsável pela licitação.

Prioridade

A construção dos sistemas será dividida em quatro lotes, sendo 75 nos municípios da região sudoeste e 25 nos municípios da região nordeste. Também em parceria com o MIN, outros R$ 32,8 milhões estão sendo aplicados na construção de 250 sistemas simplificados, cujas obras já estão em andamento ou preste a iniciar. Essas ações beneficiarão cerca de 50 mil pessoas, levando acesso à água de qualidade a 101 municípios.

De acordo com o secretário estadual da Casa Civil e coordenador do Comitê, Rui Costa, os sistemas fazem parte das ações estruturantes para a democratização do acesso a água, porque fortalecem a infraestrutura hídrica da Bahia. “Essas são obras de menor porte, mas de grande importância. Levar água a quem precisa é uma prioridade para nós”.

O presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, explicou que a população que vive no polígono da seca sabe bem da importância da chegada da água às casas das famílias que enfrentam a escassez do abastecimento. “Conhecedor dessa necessidade, o Governo do Estado da Bahia vem trabalhando de forma intensiva para atender às comunidades mais necessitadas”, disse Bento. SECOM

Siga o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *