Viajando pelo Ceará. Por Francisco Nery Júnior.

 Viajando pelo Ceará. Por Francisco Nery Júnior.

Surpresa atravessar o estado do Ceará para pegar o voo de Fortaleza para Cabo Verde. A gente viaja pensando nas surpresas boas que a gente vai encontrar no outro país, mas, antes, se surpreende com as surpresas encontradas no estado de Rachel de Queiroz e de Castelo Branco; de José de Alencar mais para trás.

Nada de seca e de miséria. Na “seca mais violenta dos últimos quarentas anos”, tudo está verde. Sim, pode ser a nossa já conhecida seca verde. Mas está verde! Verdade cristalina enquanto a van avança e nos presenteia com as montanhas talvez mais bonitas do Brasil. As montanhas do Ceará me pareceram muito mais bonitas que as montanhas de Minas.

Para não falar muito, muito menos para não cair na eterna choradeira de nordestino desamparado, talvez só choradeira de políticos ladinos, o Nordeste é bonito. Tem que ser dito que é promissor. Com a gente antes de tudo forte, seremos um Brasil forte. O Nordeste é forte e carece que o pessoal do sul, com o nariz mais para baixo, reconheça esta verdade.

Na confederação brasileira, o Nordeste poderá, ou melhor, tem podido, acrescentar verde e esperança para todos. Estamos começando a dizer, para todos os brasileiros, a que vimos. Temos vindo para melhor.

 Francisco Nery Júnior.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *