Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Entrevista – Doutora Francisca Barros: ‘os males do álcool muitas vezes são até maiores do que o próprio Crak’

Na ultima terça-feira, 16/04 esteve participou do programa Ronda 950 da RBN comandado pelo apresentador Fabio Salvador a Drª. Francisca Barros, que a convite do Doutor Rodrigo do CAPS AD falou sobre os problemas enfrentados pelos alcoólatras na cidade de Paulo Afonso.
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou , preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados. A doutora Francisca Barros falou desce problema enfrentado na cidade de Paulo Afonso.
Fabio Salvador: Doutora Francisca, boa tarde.
Doutora Francisca: Boa tarde Fabio, e agente estar aqui a convite do Rodrigo coordenador do CAPS AD, essa pessoa maravilhosa e profissional que vê o trabalho como uma das coisas mas gratificante pra ele. O mesmo tinha mim convidado e eu falei que trabalhava o dia todo lá no posto, mais, ai, fiz um esforço e estamos aqui. Você sabe que nessa vida nossa com tantas coisas ruins que acontecem, eu acho que a amizade é uma dádiva umas das coisas mais belas que temos a família, a amizade dos amigos porque isso tudo traz uma paz para a vida da gente, é por isso que vemos pessoas tão amargas por ai porque elas não sabem sublimar para ser eternamente felizes, eu sei que todos tem dificuldades e é como você sempre diz que a família tem sempre que estar junta e isso é um dos slogans do CAPS e é sempre importante o conhecimento e a vontade de viver.
Fabio Salvador: Nesse ajuntamento de saberes, misturando profissionais com esse projeto que é sucesso, o que a Doutora tem a falar com sua participação nesse apoio a tantas pessoas que precisam, não só da Doutora Francisca mais de todos nós?
Doutora Francisca: Sempre que o Rodrigo mim convoca eu sempre tenho uma horinha prá estar lá e já são três participações e que realmente estamos juntos eu vou souto minhas brincadeiras e vou fazendo isso porque o assunto é um pouco sério, porque se formos pensar o que passa cada pessoa envolvido num mundo como é o do alcoolismo a família tem que estar perto, porque se pensamos bem os males que o álcool muitas vezes são até maiores do que o próprio Crak. Quando eu trabalhava no plantão do Hospital Nair Alves de Souza, era muito os casos de pessoas que chegavam lá por conta do álcool, e, além disso, ele prejudica a família e só quem tem um alcoólatra na família nessa situação é que sabe o sofrimento que passa, e na questão da saúde, se você for observar quando o alcoólatra já estar com a saúde debilitada a situação ainda é mais complicada. Eu considero Paulo Afonso uma cidade cheia de bares e principalmente com essas festas e esses eventos que vem a conscientização para o jovem usar camisinha, mais muitas vezes ele já estar com o organismo cheio de álcool e com certeza ele não vai conseguir usar uma camisinha, e ai é complicado, eu tenho pacientes hoje que são alcoólatras crônicos, que é o caso quando já estão com a barriga grande e os braços afinando , o fígado já desgastado e isso ai vai sofrendo, sofrendo e já sabemos qual é o final. Então, se todas as pessoas soubessem teriam o cuidado e não adianta agente falar, vão bebendo de pouquinho, porque os males que o álcool traz são complicados, você vê que tem esses centros ai a exemplo do AA, que tem pessoas que possuíram ao mundo do alcoolismo e que estão melhorando, mais sempre com aquele cuidado porque às vezes vem algum problema e eles retornam ao vicio, e enfim, são coisas que só as famílias que tem pessoas desse tipo é que sabem o problema que passam, então, são tantos problemas que o álcool traz que se agente soubesse não fazíamos tanta propaganda que são feitas na televisão. Eu tenho vários amigos que perderam seus irmãos por conta do álcool e é uma coisa incrível e lógico o alcoolismo é uma doença muito grave, grave mesmo.
Fabio salvador: Algo mais a acrescentar Doutora
Doutora Francisca: A vida é um dia que nasce e cuja á noite vence-se cedo e não adianta vocês deixarem a tristeza tomar conta porque a alegria de viver é muito boa então vamos sorrir que a vida é isso, um abraço prá todos, saúde e paz.
Rádio Bahia Nordeste
Curta o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias