Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Entrevista: Zorobabel Paiva diz que existe processo administrativo contra agentes de trânsito e notificação verbal

O Secretário Zorobabel Paiva ao ser entrevistado pelo repórter Gil Leal (RBN) disse que existe processo administrativo contra quatro agentes de trânsito e que já foi pedido à notificação verbal de 19 por desvio das funções, são pessoas que estão regidas por leis e quem estiver desviando das funções e desrespeitando o estatuto municipal será enquadrado dentro das leis administrativas. Sobre as calçadas de Paulo Afonso que estão intransitáveis Zorobabel disse que foi dado um prazo para que os comerciantes se adequassem. Quanto às empresas de Ônibus Coletivos da cidade, estão sendo fiscalizadas e multadas.
Repórter Gil Leal: Que medidas o senhor esta tomando com relação à empresa de ônibus Aratu que não vem cumprindo o seu itinerário?
Sec. Zorobabel Paiva: Eu estava em Aracajú quando soube do problema, de imediato a atitude que eu tomei foi de fiscalizar e multar a empresa nós disponibilizamos a nossa fiscalização para que houvesse as punições que fossem cabíveis ao caso. Eu estou aguardando um relatório do diretor Francisco do Demutran para poder encaminhar esse documento ao gabinete do prefeito que tomará as medidas cabíveis com relação a esta empresa. Até porque foi atitude arbitrária do diretor desta empresa e que nos fizemos e vamos continuar a fazer a fiscalização, notificação e a multa e aplicar sanções administrativas que forem cabíveis não só a esta empresa mais a qualquer outra.
Repor. Gil Leal: A empresa pode vim a perder a concessão como forma de punição?
Sec. Zorobabel Paiva: Olhe, as atitudes administrativas nós esperamos que seja tomada de forma correta e enérgica, punitivas mais que sirvam de lição mais não sei se é cabível neste caso a perca de concessão, pois só quem pode responder é a procuradoria jurídica que deve se manifestar sobre o caso.Nós, enquanto secretário, encaminhamos relatório tanto para a procuradoria jurídica como também para o gabinete do prefeito, além é claro, do trabalho de fiscalização.
Repor. Gil Leal: O que fazer para resolver o problema dos agentes de trânsito que pouco atuam no município?
Sec. Zorobabel: Nós hoje contamos com um efetivo de 43 agentes de trânsito, desses 43, nós temos o Gildvan que atua como diretor e temos três supervisores, além do pessoal administrativo e nós funcionamos 24 horas por dia que é muito pouco o numero de agentes de trânsito por turno na cidade. Já tratamos dessa situação com o prefeito Anilton Bastos, porém o momento que vive hoje a prefeitura não é satisfatório a contratação de mais ninguém porque nós hoje estamos ultrapassando os limites do índice de responsabilidade fiscal.
Nós temos um quadro diminuído dos agentes de trânsito e estamos tratando para contratação no intuito de compor esse quadro, quero dizer que nós já fizemos um estudo para a implantação de novos semáforos na cidade, estamos tentando ver à questão da adequação, da questão financeira, então, nós estamos de forma administrativa e responsável tentando melhorar a situação do trânsito de Paulo Afonso. Nós estamos adquirindo novas viaturas para os agentes de trânsito, mais carros para o Demutran, estamos tratando com o prefeito da possibilidade de contratação de mais pessoal.
Report. Gil Leal: Porque não percebemos a presença dos agentes de trânsito em alguns pontos da cidade?
Sec. Zorobabel Paiva: Nós temos agentes nas proximidades do supermercado G Barbosa na Avenida Apolônio Sales, na feira livre, mais precisamente na área de carga e descarga de caminhões, além do pessoal que trabalha na viatura e motos atendendo as ocorrências. Nós temos alguns gargalos no trânsito de Paulo Afonso como o caso da ponte na entrada da cidade onde estamos estudando a possibilidade de fazermos algumas alterações naquela localidade, entre outras ações que serão feitas, pois estamos esperando a vinda de um engenheiro de trânsito.
Reporte. Gil Leal: O que fazer com as calçadas de Paulo Afonso que estão intransitáveis?
Sec. Zorobabel Paiva: No início do segundo mandato do prefeito nos começamos a multar e até demos um prazo para que os comerciantes se adequassem e recuassem das calçadas, porém alguns desses comerciantes já aderiram de pronto porque acreditaram que era o correto, porém estamos notificando e verificando os excessos e acredito que dentro desses dez dias teremos uma reunião onde vamos ter uma decisão segura de pedir a retirada desses pessoais das calçadas.
Repor. Gil Leal: O senhor acha que dentro dos agentes de trânsito existe a política dos contras e outros a favor do prefeito Anilton?
Sec. Zorobabel Paiva: Nós já iniciamos e até entramos com um processo administrativo contra quatro agentes de trânsito, e pedimos a notificação verbal de 19 por desvio das funções, são pessoas que estão regidas por leis e quem estiver desviando das funções e desrespeitando o estatuto municipal nós estamos enquadrando dentro das leis administrativas. Então nós estamos tratando deste assunto, pois existem alguns que acham que são estatutários e podem fazer tudo, então estamos tomando essas atitudes na esperança de logo mais termos uma equipe disciplinada.
Com Rádio Bahia Nordeste
Curta o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias