Índios Tuxá invadiram sede da Chesf em Paulo Afonso, fumaram “Malaco”, dançaram “Toré” e foram embora

 Índios Tuxá invadiram sede da Chesf em Paulo Afonso, fumaram “Malaco”, dançaram “Toré” e foram embora

Um grupo de cerca 100 Índios da Etnia Tuxá da cidade de Rodelas – BA, incluindo idosos, jovens e adultos, invadiram na manhã de quinta-feira, 18 de abril, a Administração Regional da Chesf em Paulo Afonso (APA).

Índios dançaram “Toré” e fumaram “Malaco”

Enquanto o administrador e mais alguns funcionários do departamento jurídico ficaram retidos sem poder sair do prédio da APA até o final da invasão, os índios, dentro e fora do prédio da Chesf, dançaram “Toré”[dança tradicional na cultura dos índios Tuxá]  e fumaram muito “Malaco”[ fumo produzido com raízes de árvores nativas da região, não é tóxico, não tem cheiro e não tem contra indicação. O fumo para ser utilizado é introduzido em um cachimbo tradicional dos índios Tuxá]. Tudo só acabou no final da noite da quinta-feira, depois de uma reunião realizada no quartel do 20º BPM de Paulo Afonso, quando as negociações foram concluídas entre representantes da Chesf, Funai, MPF e os índios.

A Chesf e a Funai após a invasão e desocupação da APA pelos índios Tuxá ,não se manifestaram sobre o resultado da reunião.Mais tudo indica que mais uma vez os Tuxá aceitaram mais uma promessa da Chesf que vão poder ter sua terras de volta.Provavelmente quando mais uma vez o acordo não for cumprido, os índios voltarão a Paulo Afonso para uma nova manifestação. E segundo alguns dos índios presentes na manifestação de quinta-feira, caso a Chesf não cumpra novamente com o acordo, uma próxima ação poderá acontecer nas Torres de Transmissão de Energia da Chesf.

Há pouco de mais de um ano em 11 de abril de 2012 um grupo da mesma tribo montou um acampamento próximo a APA, para também reivindicar reassentamento das mesmas terras na cidade de Rodelas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *