A experiência do Deputado Luiz de Deus, na política nacional

 A experiência do Deputado Luiz de Deus, na política nacional

Com experiência de mais de 20 anos na vida política, Luiz de Deus  foi prefeito de Paulo Afonso de 1989 a 1992, dando prioridade às áreas de saúde e educação. Como resultado de uma gestão com ampla aprovação popular, ele foi eleito deputado estadual quatro vezes consecutivas, representando Paulo Afonso e região na Assembleia Legislativa da Bahia, de 1995 a 2011. Em 2010, ele se lançou candidato a deputado federal e obteve 53.351 votos, sendo o sétimo mais votado do partido Democratas, ficando como suplente por apenas 269 votos.

luiz de deus em brasiliaAgora, no inicio do mês de maio o deputado federal Luiz de Deus (DEM/BA), que é médico de formação, se posicionou que é contra a decisão do Governo Federal de trazer 6 mil médicos cubanos para atuarem em regiões remotas do país. “É preciso ver se é verdade que faltam médicos no Brasil. Em minha opinião, o que falta é uma boa distribuição destes profissionais entre os municípios”, disse o deputado.

Confirmando o posicionamento do deputado Luiz de Deus, de ser contra a contratação de médicos do exterior, o vereador  da capital baiana Odiosvaldo Vigas (PDT), demonstra a mesma preocupação do deputado Luiz de Deus com a iniciativa do Governo Federal de contratar médicos estrangeiros para trabalhar SUS. Para o parlamentar, que também é médico cardiologista, a ‘importação’ dos profissionais é arriscada. “O governo vai trazer médicos de Cuba, Portugal, Espanha. Parece que o Ministério da Saúde, que todo ano forma médicos no país, não tem conhecimento da própria capacitação e qualificação profissional atestada pelo governo. Será que esses médicos ‘importados’ têm conhecimento das localidades onde atuarão?”, questiona Odiosvaldo.

Para Luiz de Deus, o problema reside no fato de a maioria dos municípios do país não oferecer condições de trabalho e até de habitação para os médicos. Para o vereador Odiosvaldo Vigas, a  solução para minimizar o déficit na área e melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública  é  melhorar as condições de trabalho dos médicos, inclusive a remuneração. “Ao invés de importar médicos, o governo devia é pagar salários dignos aos médicos brasileiros e fortalecer o SUS”.

Anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a decisão também recebeu críticas do Conselho Federal de Medicina, que está preocupado com a qualidade e responsabilidade destes profissionais.

O deputado Luiz de Deus é natural de Serrão, interior de Sergipe e foi na Bahia que Luiz de Deus formou-se em medicina e iniciou a sua carreira política.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *