Autoridades e Sociedade Civil Organizada da Comarca de Jeremoabo discutem sobre violência na região

 Autoridades e Sociedade Civil Organizada da Comarca de Jeremoabo discutem sobre violência na região

Diante dos últimos acontecimentos, envolvendo o município de Pedro Alexandre, onde duas pessoas já sofreram atentado neste ano, além dos vários homicídios sem solução naquela cidade e também em Coronel João Sá, o Juiz da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antonio Henrique da Silva, se reuniu, na noite de quinta-feira (09), com diversas autoridades policiais, gestores e membros do Poder Legislativo dos municípios que integram a Jurisdição, com o objetivo de provocar ações urgentes por parte de todas as Autoridades constituídas e da sociedade civil organizada. “Não podemos virar reféns de grupos armados que têm levado terror aos municípios. Temos que buscar a manutenção dos princípios que norteiam um Estado Democrático de Direito, como é a República Federativa do Brasil. E é por isso que estamos aqui hoje para darmos um basta nesta situação. Estão dando um tapa na cara da democracia e isso não podemos aceitar”, afirmou o Magistrado.

Durante o evento, realizado no Tribunal do Júri do Fórum Dr. Jonas de Carvalho Gomes, destacou vários homicídios ocorridos em Pedro Alexandre e Coronel João Sá e que ainda estão sem solução, para, concluir dizendo que “a hora é de mudança! Mudança de mentalidade, mudança de estrutura e outras mudanças que sejam necessárias”. 

A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima Carvalho, participou da reunião, onde destacou que a questão de Segurança Pública é um problema da região, do Estado e do País e que medidas urgentes precisam ser tomadas no intuito de minimizar as ocorrências na região. Na oportunidade, a Prefeita destacou a iniciativa do Magistrado e deu uma boa notícia. “Quero parabenizar o Juiz pela iniciativa de reunir os Poderes, as Polícias, o Legislativo e a sociedade civil organizada, mostrando estar preocupado com este situação. Segurança pública é difícil, não depende apenas do município, mas principalmente do Estado, mas não podemos cruzar os braços e fingir que nada está acontecendo. Em Jeremoabo, já estamos encaminhando a documentação para a construção de um Complexo Policial e da Delegacia, e com muita boa vontade e persistência vamos conseguir. Como gestora, estou preocupada e a inteira disposição para, se não solucionar, minimizar esta situação”.

Em seguida, o Prefeito de Coronel João Sá, Romualdo Costa, disse que, apesar de já ter passado por tantos mandatos como vereador e Prefeito, este é o que mais entristece pela atitude do Secretário Estadual de Segurança Pública, que não recebeu em seu Gabinete o Prefeito Salon, de Pedro Alexandre e o Juiz Antonio Henrique, que falariam sobre a violência na região. “A questão da segurança é de muita importância. Nossos municípios estão cheios de drogas, de problemas. É preciso que o Secretário de Segurança Pública escute dos gestores e do Juiz o que se passa pra tentarmos viver em paz. É difícil, mas sinta-se Dr. Henrique apoiado. Esta iniciativa sua é muito louvável”.

Também fez uso da palavra o Prefeito de Pedro Alexandre, Salorylton Oliveira, que não escondeu a sua vontade em ver seu município em paz. “Como gestor, fui a Salvador para informar ao secretário toda nossa a situação, mas infelizmente não fui recebido. Nossos cidadãos querem e precisam viver em paz. Vamos nos unir para que isso aconteça logo e já fiquei muito satisfeito com esta reunião, com esta iniciativa do Juiz Antonio Henrique. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso”.

O prefeito de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Santas, afirmou que o Estado precisa dar mais atenção aos municípios. “Em Sítio do Quinto hoje é feito um bom trabalho mas porque o município dá o apoio total ao policiamento, já que o Estado deixa a desejar. Falta estrutura, falta compromisso do Estado com a nossa Segurança Pública. Temos que tomar providências sim, temos que nos unir em torno de ações urgentes. Ou a gente se une ou não vamos a lugar nenhum”.

Utilizaram do espaço da palavra franqueada, o presidente da Instituição Social Casa Branca de Coronel João Sá, Joseval; o vereador em Pedro Alexandre, Joab; o vereador em Jeremoabo Antonio Chaves; o vice-prefeito de Sitio do Quinto, Jair e a vereadora em Sitio do Quinto, Luciene, todos destacando a importância do evento e conclamando ao aproveitamento desta oportunidade única para encaminhamento e soluções para estes problemas.

A reunião contou ainda com as presenças do Delegado Regional de Polícia Civil, Mozart Cavalcante; dos Delegados de Polícia Civil de Pedro Alexandre, Maurílio de Araújo; de Coronel João Sá, João de Lira Nascimento; e de Jeremoabo, Cícero Gomes ; Presidentes das Câmaras de Vereadores dos quatro municípios; o Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Josivaldo Gonçalves, entre outros.

No final do evento, após avaliação onde todos consideraram o encontro proveitoso, os participantes assinaram uma ata que será encaminhada à Ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Marcos Feliciano; Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita e para o Secretário Estadual de Segurança Pública, Mauricio Barbosa.

Texto: Lílian Symaia

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *