Moema Gramacho e indígenas discutem políticas públicas

 Moema Gramacho e indígenas discutem políticas públicas

Representantes de 21 povos indígenas baianos se reuniram, na tarde de terça-feira (7), com a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes),  Moema Gramacho,  no CAB. O objetivo do encontro foi discutir sobre o PTO ( Plano de Trabalho Operacional) acordado em 2012, como Governo da Bahia.

Na reunião, os líderes indígenas apresentaram suas demandas e reivindicaram uma maior atenção do governo para com o segmento. Moema Gramacho prometeu celeridade, dentro do que cabe ao órgão, através de ações emergenciais e de programas e projetos estruturantes, a exemplo da ampliação do acesso à compra e distribuição de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos(Alimentos e Leite) em 50%, a partir de negociação com o Movimento Unido dos Povos Indígenas Organizados da Bahia (MUPOIBA).

“Também estamos trabalhando, até 2014, na universalização das infraestruturas dos projetos Cisternas e Mais Água nas áreas de atuação da nossa secretaria, na região do semiárido, por meio de convênios com o MDS e, no caso das cisternas de consumo, buscaremos parceria com CAR  e Codevasf, tendo como prioridade as comunidades indígenas”, informou a secretária.

Com o Programa de Acesso à Água, estão sendo beneficiadas mais de 3 mil famílias, em  60 comunidades indígenas, por meio de tecnologias sociais para a produção de alimento,  como a construção de cisternas de produção, tanques de pedra,  berreiros de trincheira entre outras ações.

 

Foto: Rita Tavares/ASCOM/SEDES

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *