Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
SAMU recebe duas novas ambulâncias
Prefeitura de Paulo Afonso adquiriu mais duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos foram adquiridos em parceria com o Ministério da Saúde
O prefeito Anilton Bastos, da cidade de Paulo Afonso, recebeu, na quinta-feira (9), as chaves de duas ambulâncias para a SAMU do município. Anilton recebeu as chaves dos veículos das mãos do governador Jaques Wagner, em evento realizado no estacionamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Os novos carros serão incorporados à frota, com o intuito de otimizar a demanda de atendimento.
Com estas novas ambulâncias a Secretaria de Saúde disponibiliza para a população seis carros, contribuindo para agilizar o atendimento médico da população. “Estas novas ambulâncias irão aumentar a capacidade de atendimento da população pauloafonsina, otimizando os encaminhamentos do município para os centros de atendimentos em saúde”, falou o secretário Kleilson Siqueira.
Durante toda a gestão do prefeito Anilton Bastos, o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) tem recebido atenção especial. Ainda em 2009 foi inaugurada uma base do serviço no centro da cidade, no Centro de Especialidades Médicas, diminuindo o tempo de atendimento.
Outra aquisição que também tem ajudado consideravelmente na prestação do serviço móvel de urgência foi a motolância, uma motocicleta equipada com aparelhos e medicamentos utilizados em primeiros socorros, conforme padronização do Ministério da Saúde. O veículo tem como objetivo diminuir o tempo de atendimento às vítimas, uma vez que chega ao local do acidente com maior agilidade.
Cobertura chega a 11 milhões de baianos
De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, até o final deste mês serão entregues mais três unidades móveis do Samu aos municípios baianos, entre esses Guanambi. Segundo Solla, ainda esse ano a cobertura no estado vai ser ampliada. “Com esses novos investimentos vamos, praticamente, atender a todas as regiões com o serviço de emergência”, ressaltou.
O atendimento do Samu já chega a cerca de 11 milhões pessoas, o que representa uma cobertura de quase 80% dos baianos. Em 2007, a cobertura chegava a apenas 38% dos habitantes. “O Samu 192 é um equipamento da saúde pública de fundamental importância e tem salvado muitas vidas. Estamos com uma cobertura acima da média brasileira, que é de 70%. Recebemos a Bahia com um pouco mais de 30% e hoje registramos 77%, de cobertura”, enfatizou o governador Jaques Wagner.
O Samu 192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, em via pública, ou seja, através do telefone 192, o atendimento chega ao usuário onde ele estiver. A equipe presta atendimento no menor tempo possível, salvando vidas e diminuindo sequelas.
1 Comment
Quais são os motivos que os outros sites de Paulo Afonso não divulgam maté
rias como estas? Será que isto não é benefício para o povo. Esses sites, são
a favor ou contra o povo? Com certeza, algum site da cidade vai dizer que fo-
ram os deputados do PP, pai e filho, que conseguiram, como sempre fazem.
O prefeito de Paulo Afonso recebeu as chaves dos veículos para o SAMU on
tem em Salvador, das mãos do governador do Estado como diz a matéria po
rem, não duvido que apareça algum deputado para dizer que foi pedido dele
e não do prefeito. A nível local, o prefeito é adversário dos deputados do PP,
más a nível estadual o prefeito de Paulo Afonso, do PDT, é aliado do gpver-
no do Estado e para conseguir benefícios para Paulo Afonso, não precisa de
intermediário.