Jornada Mundial da Juventude terá alimentação especial para celíacos

 Jornada Mundial da Juventude terá alimentação especial para celíacos

A Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013,sediada no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 28 de julho – marcará a primeira visita do Papa Francisco em solo brasileiro e contará com a presença de aproximadamente 2,5 milhões de jovens católicos de todo o mundo. A JMJ, queteve início oficialmente no ano de 1986, terá um sabor especial em 2013 para as pessoas diagnosticadas celíacas – uma doença autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, substância encontrada no trigo, centeio,cevada, aveia e malte.

jornada da juventudePara esse ano, a Arquidiocese do Rio de Janeiro convidou a ACELBRA-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil – Seção/RJ) e a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), para participarem das reuniões realizadas pela comissão responsável pela alimentação que irão elaborar o cardápio para o “Kit Peregrino”, que será distribuído aos participantes do evento.

 “A presença da Associação e da Federação dos celíacos será de extrema importância para garantir uma alimentação saudável aos peregrinos celíacos ou sensíveis ao glúten. Estima-seque cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil sejam acometidas pela doença, massem diagnósticos. A iniciativa da Arquidiocese é sem dúvida um marco para a organização dos próximos grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, por exemplo”, afirma Miriam Francisca da Silva, presidente da ACELBRA-RJ.

 O “Kit Peregrino” foi planejado de modo a fornecer os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras)necessários ao atendimento das necessidades diárias dos participantes. Segundo a presidente da Fenacelbra, Lucélia Costa, o “Kit sem Glúten” -elaborado pela Dra. Noádia Lobão, nutricionista e uma das consultoras técnicas que apóia voluntariamente a Acelbra-RJ – será fornecido na proporção de 10% do total dos kits que serão distribuídos. “Essa quantidade visa atender não só os portadores da doença, mas também as pessoas que apresentam sensibilidade ao glúten”, salienta.

 Além da elaboração do “Kit sem Glúten”, a Dra. Noádia contou com o apoio da ACELBRA-RJ e a FENACELBRA na organização de um curso de capacitação para os funcionários dos restaurantes inscritos no programa da JMJ, com o objetivo de ensiná-los a elaborar o prato “O Carioca”, na versão sem glúten. Esta refeição será composta pelo prato principal com carne, peixe, aves ou ovos, acompanhamento de arroz e feijão, massas, farofas, suflês, verduras, legumes refogados, saladas e sobremesa, e foi pensada pela comissão da JMJ como sugestão de cardápio dos estabelecimentos credenciados. “Essa é uma iniciativa que proporcionará, além da inclusão social do celíaco, o despertar e interesse da sociedade para esta doença, que ainda precisa ser muito divulgada à população brasileira”, defende Miriam.

Os “Kit Peregrino” e “Kitsem Glúten” serão distribuídos para suprirem as refeições de desjejum,lanche, almoço e jantar nos dois últimos dias do evento, visto que no local de encerramento da JMJ Rio2013 não há estabelecimentos que possam servir, a contento, as refeições na quantidade de peregrinos que para lá se deslocarão.

Morgana Almeida

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *