Município de Paulo Afonso participou do 3º Encontro de Conselhos e Gestores de Políticas de Juventude do Estado da Bahia

 Município de Paulo Afonso participou do 3º Encontro de Conselhos e Gestores de Políticas de Juventude do Estado da Bahia

Aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês em Itabuna no Centro de Cultura, do 3º Encontro de Conselhos e Gestores de Políticas de Juventude do Estado da Bahia, que reuniu jovens de 96 municípios.

conselho estadual de juventudeO município de Paulo Afonso foi representado no evento pelos Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, o coordenador da Casa dos Conselhos Bruno Diniz, a coordenadora do CREAS Simone Maria e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos, Elisabeth Medrado.

Foram debatidos: a política nacional e estadual de juventude, a importância da criação e fortalecimento dos conselhos de juventude, territorialização dos espaços de participação de juventude e empreendedorismo juvenil.

Segundo o coordenador de políticas de juventude da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa, o encontro teve como finalidade discutir ações mais direcionadas para o segmento e avaliar formas de estreitar laços entre a sociedade civil e o poder público. “Ativistas e militantes jovens estão aqui. Tivemos em 2010 e 2011 encontros muito significativos, e agora queremos fortalecer ainda mais esta integração e o vínculo entre os governos estadual, municipal e federal. Sentimos a necessidade de interiorizar estes espaços de discussão com a juventude”.

Durante o evento, primeiro realizado no interior do estado, foi lançada a cartilha Quer um Conselho?, que incentiva a criação de conselhos municipais e pretende dar voz e espaço à juventude baiana. A criação destes espaços está prevista no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.

Pergunta vira nome de campanha

Quer um conselho? A pergunta foi escolhida como o nome da campanha que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo governo da Bahia em benefício dos jovens.

Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Michelle Vieira, as cidades que possuem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, terão prioridade nos programas e projetos dos governos federal e estadual.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *