Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Município de Paulo Afonso participou do 3º Encontro de Conselhos e Gestores de Políticas de Juventude do Estado da Bahia
Aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês em Itabuna no Centro de Cultura, do 3º Encontro de Conselhos e Gestores de Políticas de Juventude do Estado da Bahia, que reuniu jovens de 96 municípios.
O município de Paulo Afonso foi representado no evento pelos Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, o coordenador da Casa dos Conselhos Bruno Diniz, a coordenadora do CREAS Simone Maria e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 15 a 17 anos, Elisabeth Medrado.
Foram debatidos: a política nacional e estadual de juventude, a importância da criação e fortalecimento dos conselhos de juventude, territorialização dos espaços de participação de juventude e empreendedorismo juvenil.
Segundo o coordenador de políticas de juventude da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa, o encontro teve como finalidade discutir ações mais direcionadas para o segmento e avaliar formas de estreitar laços entre a sociedade civil e o poder público. “Ativistas e militantes jovens estão aqui. Tivemos em 2010 e 2011 encontros muito significativos, e agora queremos fortalecer ainda mais esta integração e o vínculo entre os governos estadual, municipal e federal. Sentimos a necessidade de interiorizar estes espaços de discussão com a juventude”.
Durante o evento, primeiro realizado no interior do estado, foi lançada a cartilha Quer um Conselho?, que incentiva a criação de conselhos municipais e pretende dar voz e espaço à juventude baiana. A criação destes espaços está prevista no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.
Pergunta vira nome de campanha
Quer um conselho? A pergunta foi escolhida como o nome da campanha que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo governo da Bahia em benefício dos jovens.
Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Michelle Vieira, as cidades que possuem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, terão prioridade nos programas e projetos dos governos federal e estadual.