Novo ministro da Integração Nacional será do PMDB; Senador Vital do Rêgo é o mais cotado

 Novo ministro da Integração Nacional será do PMDB; Senador Vital do Rêgo é o mais cotado

Antes mesmo do anúncio oficial da entrega dos cargos do PSB no governo federal, membros da alta cúpula da base da presidente Dilma Rousseff (PT) já sabiam da decisão do comandante nacional socialista e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias após consultas com integrantes da bancada governista no Congresso, a exemplo de parlamentares com bom trânsito no Palácio do Planalto. Segundo eles, o partido do novo ministro de Dilma será o PMDB, fato que deve ser confirmado na próxima semana em reunião da presidente com o vice, Michel Temer (PMDB-SP). O nome mais cotado, com ampla vantagem, é o do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Ele concorre com o ex-prefeito de Arapiraca-PB e ex-ministro da Integração Nacional, Luciano Barbosa ou de Arapiraca (PMDB-PB), como é conhecido.

vital do regoA preferência pelo senador, segundo apurou o BN, está no fato de o segundo postulante ser uma indicação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No entendimento dos congressistas, não adiantaria Dilma entregar o cargo de Fernando Pimentel (PSB) para Arapiraca, pois atenderia a um desejo somente de Renan. A intenção de indicar Vital é “acalmar” a base do PMDB, que deseja retomar o cargo, ocupado pelo baiano Geddel Vieira Lima no governo Lula, e tem ameaçado se rebelar contra a líder nacional. No entanto, um interlocutor da petista avaliou que isso não deve adiantar por muito tempo, já que a definição da posição peemedebista em 2014, de continuar ou não na base de Dilma, dependerá das decisões regionais. Em alguns estados – como a Bahia – o partido é oposição ao PT.

A escolha do senador também tem outros motivos. Ele é nordestino e agradaria ao Senado e à Câmara dos Deputados, já que a mãe, Nilda Godim, é deputada federal pelo PMDB da Paraíba. Outro motivo é o fato de Vital do Rêgo estar no primeiro mandato de oito anos como senador, o que não obrigaria Dilma a trocar novamente o ministro em 2014, visto que ele não precisa ser candidato à reeleição. Os congressistas cravaram que a chance do ministério ser do PMDB é de 100%.

Quanto ao nome do novo integrante da Esplanada dos Ministérios ser Vital do Rêgo, o índice está bem avançado. Se Arapiraca for escolhido, revela-se uma força maior do que a esperada de Renan.

BN-por Sandro Freitas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *