Operação da PF combate desvio de recursos do Fome Zero

 Operação da PF combate desvio de recursos do Fome Zero

Cerca de 200 policiais federais cumprem 92 mandados judiciais na manhã desta terça-feira (24), na Operação Agro-Fantasma, em 15 municípios do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS). A ação combate um esquema de desvio de recursos públicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra o Fome Zero, do governo federal.pol federal

A fraude era realizada no processo de compra direta da agricultura familiar com doação simultânea, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais.

Onze mandados de prisão preventiva, sete de suspensão cautelar da função pública, 37 de busca e apreensão e 37 de condução coercitiva foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba (PR) e são cumpridos nesta manhã. A investigação da Polícia Federal começou em 2011 na cidade paranaense de Guarapuava a partir de outra operação, denominada Feira Livre, que investigou as fraudes em um dos municípios.

Foram encontradas evidências de desvio de recursos nos 22 programas observados dos anos de 2009 a 2013. Segundo a PF, até o momento, 58 pessoas foram indiciadas nos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a Conab, quadrilha ou bando, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.

por Portal Terra

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *