Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretário Jacques Fernandes apresenta em Salvador proposta para Turismo de Aventura
Na ocasião do 1º Encontro de Gestores e Empresários para o Turismo de Aventura, ocorrido em Salvador no dia 19 de setembro, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através do Secretário Municipal de Turismo, Jacques Fernandes, apresentou o diagnóstico do Turismo de Aventura no município.
O Secretário Jacques Fernandes apresentou um cruzamento de dados entre um diagnóstico desenvolvido em 2010 pelo Ministério do Turismo, e um atual desenvolvido pela UNEB – PROEX em 2012, e atualizações da SETUR Paulo Afonso em 2013.
Foram apresentadas as empresas que desenvolvem o Turismo de Aventura atualmente, e elencadas as grandes dificuldades encontradas, entre elas, a falta de políticas de apoio Federais e Estaduais para criação de um plano de utilização de áreas específicas para o Turismo de Aventura.
Segundo Jacques Fernandes, as principais áreas hoje exploradas, carecem de autorização Federal, através do DNIT e da CHESF, como por exemplo a Ponte Dom Pedro II, que é um cartão postal do Turismo de Aventura na Bahia.
“Para se ter uma noção da situação atual, hoje, para cada evento ou ação que façamos na Ponte Dom Pedro, é preciso encaminhar ofícios e solicitações ao DNIT… desta forma não poderemos trabalhar em larga escala e com visão comercial para o Turismo… entendo que o maior receio do DNIT é quanto a segurança e normas para desempenho da atividade, por isso, a Prefeitura de Paulo Afonso vem a mais de cinco meses buscando os órgãos, como o DNIT e o Governo da Bahia.” afirma Jacques Fernandes.
O Estado, através da SETUR Bahia e Bahiatursa, com o apoio do Secretário Domingos Leonelli, tem dado ampla atenção e apoio às solicitações de Paulo Afonso, estando inclusive, intermediando as locuções junto ao DNIT.
Com a proposta apresentada, a Secretaria Municipal de Turismo de Paulo Afonso ratifica seus projetos e compromissos para o desenvolvimento do Turismo de Aventura, sendo inserida no projeto de Certificação anunciado pelo Governo da Bahia.
A proposta também coloca Paulo Afonso na lista dos municípios que estão cumprindo sua “tarefa de casa” dentro do exigido pelo Ministério do Turismo. Em breve, será lançado o Plano Municipal de Turismo, como documento que oficializa estas ações e compromisso do Governo Municipal para o campo do Turismo.
Com informações da Secretaria Municipal de Turismo