Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
5º Congresso Interdisciplinar da FASETE mostrou a Economia Criativa local
O 5º CONINFA ocorreu no período de 16 a 19 de outubro e teve por tema “Economia Criativa”,onde foi discutido e debatido este campo que está em franco desenvolvimento no Brasil e tornou-se alvo de Políticas Públicas.
Através do CONINFA e de outros grandes congressos, o mês de Outubro em Paulo Afonso está se tornando referência em eventos acadêmicos e congressos.
O evento contou coma participação de diversas entidades e artistas da Economia Criativa como o Grupo Percussiclando, o artesanato AGAPPA e APA, o sanfoneiro Sávio Emanoel, os atores da APDT e muitos outros.
Miriam Rocha, debateu sobre o tema “Economia Criativa: Tendências e Perspectivas”, sua importância para preservação, valorização e reconhecimento da cultura de cada região e apresentou alguns painéis e cases de sucesso, onde fez com que os congressistas pudessem refletir e ter uma nova visão das oportunidades presentes no cotidiano que muitas das vezes passam despercebidas.
Já o Marcelo Labanca, explanou sobre “Direito e Economia Criativa” e a dificuldade de fazer esse paradoxo; Tendo em vista que essa é uma tarefa bastante complicada pelo fato do Direito estar muito ligado a constituição.Labanca comentou também sobre a visão da área em relação ao desenvolvimento.
A palestrante Ússula Pinto veio diretamente da Cidade de Salvador/BA. Ela abriu a plenária do segundo dia, debateu sobre a “Produção Associada e Economia Criativa: um novo olhar, novas oportunidades” e com muito conhecimento e dinamismo nos mostrou o quanto nossa região é rica culturalmente e demonstrou seu potencial de crescimento que ainda precisa ser melhor explorado pela população local.
Em seguida Diego Spigolon – de Piracicaba/SP, comentou sobre o “Empreendedorismo no Esporte: transformando a qualidade de vida em sucesso profissional”. Através da sua história de vida,Spigolon, nos mostrou que a perseverança, determinação e a luta pelo melhor são fatores chaves para que possamos realizar nossos sonhos e metas.
Na sexta-feira,18/10, Fabio Queda abriu o evento e comentou sobre “O Modelo CESAR de Inovação e as Indústrias Criativas”. Suas contribuições foram extremamente importantes e o que nos chamou mais atenção foi à busca constante pelo aprimoramento dos projetos e da inovação, presentes em seus projetos e trabalhos desenvolvidos pela empresa na qual atua.
Um dos grandes momentos da noite foi a palestra de Luciano Braga, que deu um verdadeiro show sobre “Como podemos usar nosso conhecimento para o bem” e apresentou seu projeto Shoot The Shit, um coletivo que realiza intervenções urbanas inusitadas com objetivo de inspirar outras pessoas. Luciano nos mostrou que com pequenas ações podemos “sacudir o mundo” e melhorar a qualidade de vida da população.
O 5º CONINFA contou com o apoio do SEBRAE Bahia, da Prefeitura de Paulo Afonso e de várias empresas da região.
A equipe FASETE agradece a todos os parceiros e pessoas envolvidas na organização e execução do evento, que consolidou a temática Economia Criativa em nossa região.
por Jacques Fernandes Santos
Administrador de Marketing – Faculdade Sete de Setembro
Professor e Consultor de Marketing