Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ativos ambientais de Paulo Afonso sem proteção
Os ativos ambientais de Paulo Afonso estão sem proteção por parte do governo federal e Estadual
Esses ativos estão sendo deteriorados, sem vigilância, e sem proteção, mas nossas instituições parecem inertes e só sabem realizar audiências e nada mais.
Dias desses ocorreu uma audiência pública que de cara ficou a desejar enquanto natureza da questão, pois vejo com reservas esses tipos de audiência pública, onde uns ficam diante dos convidados numa mesa com ares de poderosos e em nada fazem ou tomam atitudes pragmáticas para defender nosso patrimônio ambiental, onde em Paulo Afonso podemos elencar diversos ativos: A imensidão de água, A Reserva Ecológica do Raso da Catarina, Serra do Umbuzeiro, Serra da Arara, Serra do Padre, Fontes de água permanentes em toda zona rural, os Canions, o Monumento do Canion no Rio do Sal que está abandonado a própria sorte, onde certos supostos ambientalistas não aparecem por lá para pedir proteção, e qualquer pessoa pode ir nesses locais onde há pinturas rupestres e fazer qualquer ato insano e ninguém saberá.
Isso não é justo, já chega de conversas e audiências, tem que haver um monitoramento intensivo e diário nesses locais, sabemos que os responsáveis pelo IcmBio e da Esex são pessoas competentes, mas não tem material humano e nem condições tecnológicas para defender sozinho esse imensurável patrimônio ambiental na região de Paulo Afonso.
Não temos condições de continuar nessa retórica filosofal, pessoas que no passado foram responsáveis na criação do MONA, por exemplo, nada fazem, esqueceram daquele lugar, numa clara demonstração de irresponsabilidade.
A justiça precisa ser mais incisiva nessa questão, pois a mesma pode obrigar a vinda de companhias de proteção ambiental policial, seja em nível Federal ou Estadual, basta querer e deixar certas audiências de lado, sendo mais práticas nesse sentido.
Há tempos fiz diversos artigos sobre a importância de termos aqui em Paulo Afonso a C.O.P.P.A – Companhia de Proteção e Polícia Ambiental, e até agora sem resultados.
Por Silvano Wanderley
9 Comments
E nunca haverá uma proteção sequer, pois vc e outros da “política” se beneficiam desse descuido como comer caça ou pesca ilegal.
Além do mais se coloca como um cara correto, mas anda armado sem ter porte de arma? Antes de falar alguma coisa sobre moral olhe no prórpio umbigo.
caro amigo “pescador”, a única arma que uso é o mestre jesus e entendo sua colocação, portanto use essa arma que funciona e tornará vc melhor e quem sabe mais humano…
Parabéns pelo belo artigo, necessitamos de vigiar e monitorar esses locais para que no futuro a próxima geração entenda a sua biodiversidade e conservação.
Senão preservarmos agora, mais tarde será tarde demais.
Parabéns professor por este belo artigo,também acho que as reservas ambientais estão sendo esquecidas pelo governo,e governantes pauloafonsinos deveriam se preocupar com isso.
Esse professor continua sendo o melhor do Cetep, sempre nos ensinando com aulas e matérias importantes, me sinto lisonjeada e preparada para exercer a profissão um dia.
Professor, com todo respeito, o senhor precisa se informar melhor para poder escrever nos meios de comunicação de massa. Os nomes das unidades de conservação estão todos errados: o certo é Estação Ecológica Raso da Catarina. O que é Esex? Monumento do Canion do Rio do Sal, não seria Monumento Natural do Rio São Francisco?
Chama os outros de irresponsáveis quando não sabe nem o que está dizendo… Pena que os futuros técnicos em meio ambiente estejam passando pelas mãos de pessoa tão despreparada ! Pena que esse site não selecione melhor seus colunistas !
esse rapaz de nome thales, nao sabe o que diz né, esec é o correto, o x dessa questão foi normal, quanto ao monumento do rio sal é aasim mesmo caro gentil burro e difamador idio… vc realmente nao sabe o que escreve isso sim, no rio do sal tem o MONA, a referencia é importante citar, e tem mais, sou professor que sabe ensinar de verdade, aprenda mais, saiba escrever e apareça nos sites, qualquer coisa, apareça pessoalmente…
Além de ser despreparado profissionalmente, o “professor” é despreparado emocionalmente! Já até desafiou-me para um embate físico!
Professor, não adianta um grande volume de “escritos” quando as informações são passadas de maneira errada!
Nota-se o seu grande (des)preparo como educador que é (ou que afirma que seja).
Lembre-se, nobre educador: quando sobram insultos é porque cessaram os argumentos.
Abraço fraterno!
pra vc thlaes, tu vem aqui publica besteira a meu respeito, difama de maneira invejosa, nunca vi vc, nem tenho vontade de conhecer, fica nesse preconceito de pessoas doentes, fala infamias sobre meus artigos, diz que sou violento, alias vc me define e diz como devo ser, parece ser a dona de minha vida, e depois fala e afirma no seu ponto de vista que sou o pior dos profissionais, então venha dizer isso pessoalmente, podemos conversar sobre isso, nao tenho medo de mim, crie coragem, um pouco só, sou um ser humano, meu velho, deves me conhecer, entao apareça sem receio, e tb crie coragem e sabedoria pra escrever nos sites e jornais, pois é facil.