Deputado Josias Gomes vê futuro de Paulo Afonso, na Bahia, como polo universitário

 Deputado Josias Gomes vê futuro de Paulo Afonso, na Bahia, como polo universitário

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, assumiu a tribuna da Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 02, para registrar evento ocorrido na segunda-feira, 30/09, na cidade de Paulo Afonso, sobre a criação do curso de Medicina da Univasf.josias gomes deputado federal

Em seu discurso Josias destacou os benefícios que o projeto de criação do novo curso universitário vem promovendo, não somente em Paulo Afonso, mas em toda a região polarizada por aquele importante município baiano.

Josias prevê que a região tende a se transformar num polo universitário a beneficiar a população local, seja do ponto de vista cultural e educacional seja do ponto de vista econômico.

Na sequência, o discurso na íntegra:

“Senhor Presidente

Senhoras deputadas e senhores deputados

Estive nesta segunda-feira, 30, participando de evento da maior importância para a educação superior brasileira, no Estado da Bahia. Mais particularmente, na cidade de Paulo Afonso, que polariza importante região baiana.

Falo do funcionamento, previsto para o segundo semestre do próximo ano, do curso de Medicina, vinculado à Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), entre as novas instituições federais de ensino superior criadas pelo governo federal.

Neste ponto, um parêntesis, para mais uma vez exaltar os investimentos que vêm sendo realizados no ensino superior brasileiro, desde o governo Lula, a despeito da estagnação ocorrida no governo tucano anterior.

Com efeito, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados, os governo Lula e Dilma vêm provocando uma verdadeira retomada do interesse público pelo ensino superior gratuito, em nosso país, compromisso do PT e de seus aliados.

Pois bem. Em Paulo Afonso foi possível observar como a cidade se prepara para receber os alunos de Medicina e os novos funcionários da Univasf, outra decorrência importante dos investimentos federais no ensino superior.

Aproveito para ressaltar as figuras do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos, do vice-prefeito do município Jogurta Nepomuceno, do pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, e do assessor especial da instituição, Edmilson Santos.

Todas estas personalidades, juntamente com o deputado estadual Paulo Rangel, que, ao nosso lado, sempre batalhou pela criação do curso de Medicina em Paulo Afonso, têm papel destacado na conquista educacional do município, com repercussão para toda a Bahia.

Destaque-se, ainda, na solenidade desta segunda-feira, a presença do prefeito Gordo de Raimundo, de Santa Brígida, que fez questão de deixar claro, com a sua presença, a importância, para o seu município, da criação do novo curso em Paulo Afonso.

Mas, a criação do curso não teria sido possível, senhor presidente, não fosse o despreendimento e o interesse público demonstrado pela direção da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Chesf, que doou espaços físicos fundamentais para a instalação da Univasf em Paulo Afonso.

O esforço comum, agora, capitaneado pelo prefeito Anilton Bastos, é o de garantir obras de infraestrutura importantes para que os estudantes de Medicina e os novos funcionários da Univasf possam ser bem recebidos na cidade.

Para que estas obras caminhem adequadamente, convém ressaltar a colaboração que vem sendo viabilizada pela Câmara de Vereadores de Paulo Afonso. Entre os eventos desta segunda-feira, 30, um deles aconteceu justamente na Câmara, com a presença de 13 dos 15 vereadores daquele município, todos vivamente comprometidos com o curso de Medicina em Paulo Afonso, senhor presidente.

Por fim, além de mais uma vez reafirmar nosso propósito de prosseguir lutando pelo sucesso do curso de Medicina em Paulo Afonso, comemoro, antecipadamente, não apenas este fato, mais imediato.

Comemoro mais ainda, sobretudo a certeza de que Paulo Afonso, e região, vai se transformar num significativo polo educacional na Bahia, com destaque para a educação superior, compromisso firme e definitivo do governo Dilma, a exemplo do governo Lula.

Muito obrigado”

 

Fonte: josiasgomes.com.br

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *