Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Genoino passa a noite em hospital e faz nova avaliação nesta sexta
Deputado foi submetido a bateria de exames nesta quinta após passar mal. Relator do mensalão autorizou prisão domiciliar até resultado de exames.
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal informou na quinta-feira (21) que o deputado licenciado José Genoino permanecerá à noite no local, onde foi internado no início da tarde, após passar mal na Penitenciária da Papuda. O petista está preso desde a última sexta (15), cumprindo pena em regime semiaberto pela condenação no processo do mensalão
Segundo a assessoria do hospital, ele vai passar por uma nova avaliação médica nesta sexta (22) e permanecerá em observação durante a noite.
Na quinta, Genoino foi autorizado pelo presidente do STF e relator do caso, Joaquim Barbosa, a cumprir pena em prisão domiciliar, no hospital ou em casa, até que sejam conhecidos os resultados dos exames a que se submeteu.
No início da noite, nota divulgada pelo hospital informou que Genoino deveria “permanecer em observação por mais algumas horas”. Em seguida, a assessoria de imprensa informou que ele passaria a noite no local.
O boletim, divulgado às 19h40, informava ainda que o deputado “passou por uma bateria de exames laboratoriais e de imagenologia (ecocardiograma e tomografia)” no instituto, onde deu entrada “com histórico de cirurgia para correção de dissecção da aorta e acidente vascular cerebral”, em referência a problemas de saúde enfrentados pelo deputado nos últimos meses.
Mais cedo, dois agentes da Polícia Civil informaram que quatro policiais farão a escolta do ex-presidente do PT, que está acompanhado da mulher e de uma de suas filhas. Ainda segundo a assessoria do hospital, Genoino encontra-se no setor de emergência cardiológica da unidade de dor torácica do instituto.
O deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de José Geonino, disse que o petista foi levado ao Incor com “sintomas de princípio de infarto”.
“Após ser submetido a todos os exames que o caso exige, Genoino continua hospitalizado, em observação e no aguardo de exames complementares”, informou o parlamentar por meio de nota divulgada ontem a noite.
Guimarães informou na nota que seu irmão “tem saúde debilitada” devido à cirurgia cardíaca a que foi submetido e, por isso, “precisa tomar vários medicamentos, entre eles alguns que controlam a coagulação sanguínea”.
Em nome da família e da bancada do PT na Câmara – da qual Guimarães é líder -, o deputado agradeceu às pessoas que se “solidarizam” com Genoino.
“Agradeço a todos pela solidariedade neste momento de dor e manifesto também minha profunda gratidão à equipe médica que o tem atendido no IC-DF”, disse.
Leia abaixo a íntegra da nota do hospital, divulgada na noite de quinta:
Nota à imprensa
O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal informa que às 14h o paciente José Genoino Neto deu entrada na emergência da instituição, acompanhado do juiz dr. Ademar Vasconcelos, e do médico do sistema prisional, dr. José Ricardo L. da Fonseca. O paciente com histórico de cirurgia para correção de dissecção da aorta e acidente vascular cerebral passou por uma bateria de exames laboratoriais e de imagenologia (ecocardiograma e tomografia) no ICDF.
Conforme determinação judicial, os resultados dos exames serão encaminhados ao Judiciário. O paciente deverá permanecer em observação por mais algumas horas no instituto.
Assessoria de imprensa do Instituto de Cardiologia do DF
Do G1, em Brasília