Luiz de Deus sugere audiência para debater proibição de inibidores do apetite

 Luiz de Deus sugere audiência para debater proibição de inibidores do apetite

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal apreciou, na terça-feira (19), o projeto de lei nº 2.431/2011, que visa proibir a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) de vetar a produção e comercialização de quatro medicamentos inibidores do apetite, sob a justificativa de que eles fazem mal a saúde. O deputado Luiz de Deus (DEM/BA), que é médico, sugeriu a realização de uma audiência pública para que o assunto seja aprofundado.

O projeto de lei de autoria do deputado Felipe Bornier (PHS/RJ) considera fundamental o uso dos anorexígenos: sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol no combate à obesidade, que já é considerada uma epidemia no país. Segundo o IBGE e o Ministério da Saúde, em 2009 o Brasil contava com cerca de 38,6 milhões de pessoas com sobrepeso, sendo 10,5 milhões obesas.luiz de deus 2013

“Toda medicação tem um efeito colateral, um efeito indesejável que, às vezes, pode levar o paciente a morte. Mas é a avaliação do bem que pode causar e do mal indesejado, que faz com que a medicação continue ou não sendo fabricada, comercializada e utilizada pelos pacientes”, explicou Luiz de Deus.

O parlamentar baiano disse ainda que, muitas vezes, a responsabilidade é colocada sobre o médico que prescreveu o medicamente, mas que o profissional de saúde não tem como prever se um paciente terá problemas ou não com determinada substância.

O autor do projeto argumenta, ainda, que a proibição da produção e comercialização destes medicamentos pode ampliar o mercado negro dessas substâncias e aumentar a procura pela cirurgia bariátrica, que tem alto custo e exige estrutura e pessoal qualificado.

Fonte: ASCOM deputado Luiz de Deus (DEM)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *