Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prisões ilegais! Por Josias Gomes
O Brasil vive um de seus mais graves momentos. Foram presos de forma ilegal, segundo avaliam considerados juristas nacionais, duas das mais importantes figuras da história mais recente do país: José Dirceu e José Genoíno.
A primeira reação que me vem à consciência é que me faz prestar total e absoluta solidariedade a ambos, e, também, ao companheiro Delúbio Soares, pela forma como foram privados da liberdade, num processo tão sumário quanto inconstitucional.
Nessa estranha decisão, assemelhada àquelas tomadas pelos de exceção, a Justiça decidiu às pressas um processo envolto na mais elevada dúvida. Dúvida que dividiu abertamente os ministros do Supremo, como, também, juristas e advogados pelo país afora.
Mesmo em sendo levados em conta os resultados apressados do julgamento da AP 470, com premissas envoltas em imensas dúvidas, tinham os réus direito a regime semiaberto. Mas, o senhor presidente do STF preferiu o fechado, ao gosto da açodada mídia nacional.
Vivemos hoje, graças, entre outros, à luta dos companheiros José Dirceu e José Genoíno, vivendo a mais completa democracia, uma democracia que certamente não pode permitir impunidades, mas, que, também, não deve cometer injustiças.
E o que acontece no caso da prisão de Genoíno, Dirceu e Delúbio é uma das mais escancaradas injustiças que já se cometeram contra cidadãos de bem, neste país. Sim, todos eles, pobres, e cidadãos de bem, ao contrário de outros que a Justiça deixa à solta pelo país.
Tudo se resumiu, sim, e muito claramente, em processo de cunho político, comandado pela grande mídia nacional, e seus interesses próprios, atendendo, também, ao comando de segmentos da nossa elite, estes, descontentes com a opção pelos pobres feita pelos governos Lula e Dilma.
Não se conformam, esses segmentos, com o extenso processo de inclusão social, que vem sendo implementado no país, responsável, desde 2003, por retirar da miséria milhões de famílias de brasileiros, antes condenadas a permanecer assim até o fim de suas vidas.
Como consequência desse processo de desenvolvimento sustentável, vê-se, a cada dia, diminuírem as gritantes e históricas diferenças entre as diversas regiões do país, com evidente progresso econômico e social do Norte, do Nordeste e do Centro Oeste.
Viviam estas regiões sob o estigma do subdesenvolvimento e da pobreza, cujas populações sequer sonhavam com a possibilidade de reversão desse quadro. Mas, felizmente, é o que vem acontecendo sob os governos Lula e Dilma.
Não pode ser outra a postura de todos os democratas desse país diante da injustiça que está sendo cometida contra Dirceu, Genoíno e Delúbio, quadros responsáveis por uma histórica e corajosa luta contra as injustiças sociais no país, senão manifestar-se ao lado deles.
Importante que, neste momento, todos os democratas desse país, todos aqueles que enxergam a verdade dos fatos, para além da campanha midiática sórdida que vem sendo feita contra o PT, formem fileira em favor da legalidade.
De minha parte, a disposição é a de me manter firme na luta pela mais ampla liberdade de defesa, da parte dos companheiros alcançados pela intempestividade da decisão do presidente do STF, em tudo e por tudo, merecedora do mais veemente repúdio.
Por Josias Gomes