Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Alunos da rede municipal e particular recebem certificado do PROERD,do 20° Batalhão/Paulo Afonso
A solenidade de formatura aconteceu na segunda-feira,2 de dezembro, na quadra do Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso, onde mais de1.300 alunos matriculados no 5° ano do Ensino Fundamental, formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), do 20° Batalhão/Paulo Afonso, receberam o certificado de conclusão do Programa, criado pelo Governo do Estado e que nos últimos 7 anos já beneficiou 6.156 estudantes de Paulo Afonso.
O PROERD, do 20° Batalhão/Paulo Afonso, foca o público infanto-juvenil, e tem obtido resultados muitos satisfatórios. O processo de aprendizado e conscientização desenvolvido pelos Sd PM Mauro Sérgio e Maria Elizângela, em sala de aula durante o ano letivo busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência e a Policia Militar nesse diapasão desenvolve atividades de combate a criminalidade em suas diversas faces. Essa filosofia social do PROERD trabalha a prevenção e oferece alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública e de aproximação com a comunidade.
A formatura contou com a participação de autoridades como a secretária de Educação, Selma Carvalho de Siqueira,Ten Cel PM Josemar Pereira Pinto, Comandante do 20° Batalhão/Paulo Afonso, de policiais militares, os Sd PM Mauro Sérgio e Maria Elizângela (que ministraram as aulas), diretores dos estabelecimentos de ensino e convidados.
As crianças que se superaram durante o Programa, bem como, aquelas que obtiveram destaque nas suas redações, foram premiadas e homenageadas durante a solenidade.
O PROERD é um programa de caráter social e preventivo, posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Na Bahia o Programa foi implantado em 2003.
O programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido. Uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado, o PROERD é direcionado aos alunos que estejam cursando quinto ou sétimo ano do ensino fundamental e foi implantado em Paulo Afonso no ano de 2006, atendendo neste primeiro momento às escolas das redes estadual e municipal.