Dilma diz que Mandela foi a “personalidade maior do Século 20”

 Dilma diz que Mandela foi a “personalidade maior do Século 20”

A presidente Dilma Rousseff lamentou na quinta-feira a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a quem chamou de “personalidade maior do Século 20”.

mandelaMandela morreu em sua casa em Johanesburgo, aos 95 anos, por conta de uma infecção pulmonar.

“Personalidade maior do século 20, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul”, disse Dilma em nota.

“O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao presidente (sul-africano Jacob) Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar”, acrescentou.

Prêmio Nobel da Paz e ícone da luta contra o regime de segregação racial conhecido como apartheid, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

“O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo”, concluiu Dilma em nota.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também comentou a morte de Mandela durante evento que participou na noite desta quinta-feira em Diadema, na Grande São Paulo, quando o classificou como “uma das figuras mais extraordinárias que conheci”.

Em nota divulgada pelo Instituto Lula, o ex-presidente lamentou a morte de Mandela.

“Nelson Mandela foi uma das mais importantes lideranças políticas do nosso planeta. Sua história de lutas é inigualável, um exemplo de determinação, de perseverança e de quanto é importante a disposição para o diálogo entre os homens”, disse.

“Agora, Madiba (como Mandela era conhecido) se foi, mas deixou para todos nós os seus ensinamentos inesquecíveis.” Reuters

(Reportagem de Eduardo Simões)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *