Polícia Militar terá mais 109 oficiais aptos a comandar tropas

 Polícia Militar terá mais 109 oficiais aptos a comandar tropas

Mais 109 policiais militares se tornaram aspirantes-a-oficial, com a formatura no treinamento especializado em segurança pública. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (12), na Vila Militar do Bonfim, no Dendezeiros, com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro. policia militar

Os aspirantes-a-oficial trocaram o espadim de Tiradentes, símbolo dos alunos da academia, pela espada, que representa o oficialato e foi entregue pelos padrinhos de cada um dos formandos. Eles também prestaram o juramento à Bandeira Nacional. A capacitação teve duração de três anos e, a partir de agora, durante um ano, os aspirantes-a-oficial participam de estágio para o aprendizado do comando de tropas.

Antes desta turma, de 2007 até agora já haviam sido formados 694 oficiais. Segundo o coronel Alfredo Castro, a carreira de oficial começa com a formatura e segue até o último posto da Polícia Militar, de coronel. “Eles têm três anos de formação, com disciplinas relativas à Polícia Militar, incluindo a capacitação de Polícia Cidadã, ficando capacitados para o desempenho da função”.

Qualificação da segurança pública

Para o secretário Maurício Barbosa, a segurança pública baiana está cada vez mais qualificada. “O oficial deve ter espírito de liderança, vontade de fazer sempre mais, coragem diante de todas as adversidades possíveis e precisa ser exemplo para as tropas que vai liderar. Desejo a todos eles boa sorte na carreira para atender à sociedade, que é a razão da existência da segurança pública”.

O aspirante-a-oficial Rafael Nabuco, 27 anos, disse que o conhecimento adquirido na academia vai servir para toda a vida. “A turma vai ser remanejada para todo o estado, para companhias e batalhões, assumindo postos de comando. Faremos agora um estágio de um ano, alinhando o que se aprendeu com a prática. Eu me sinto realizado, sempre quis seguir a carreira militar. Estou feliz e satisfeito”.

Emoção da família

A aspirante-a-oficial Michele Almeida, 32 anos, estava emocionada ao receber a espada dos seus pais. “Para mim foi uma conquista pessoal e profissional, entrei na corporação em 2003 como soldado e sentia a necessidade de ter este crescimento. Agora quero fazer um bom trabalho e prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade”.

Para a mãe de Michele, Nilza Muniz, “é uma honra, um orgulho e um prazer formar uma filha. Esta formatura é uma conquista tanto para a Michele como para a família. É mais um degrau que ela está galgando na sua carreira”.

Homenagem ao professor Milton Santos

Na ocasião, a turma homenageia como patrono o professor-doutor Milton Santos. Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros. Secom

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *