Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ações da Secretaria do Meio Ambiente em 2013 são destaques em entrevista
Dando continuidade à prestação de contas da Administração Cuidando da Nossa Gente, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Jeremoabo, Antonio Arquimedes de Sá Lima, esteve na Rádio Jeremoabo FM, onde falou sobre suas principais atividades à frente da pasta em 2013 bem como de suas expectativas para 2014.
Este ano, assim como aconteceu em outros setores, foi o momento de organizar e aparelhar a pasta. Para isso, os primeiros passos da Secretaria do Meio Ambiente foram a instituição do Conselho Municipal do Meio Ambiente, elaboração do Código Municipal do Meio Ambiente e do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. De acordo com o secretário Arquimedes de Sá, sem esses instrumentos legais o funcionamento da secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade seria inviável. “Primeiro, instrumentalizamos nossa secretaria com os procedimentos legais, como a instituição do Conselho, por exemplo, que é indispensável, pois se trata de uma ferramenta democrática, responsável e importantíssima. É um desejo nosso e determinação da Prefeita Anabel ouvirmos os cidadãos e o Conselho justamente tem este papel já que hoje ele é paritário, ou seja, tem a participação da sociedade civil e do poder público de forma igual, e deliberativo porque as questões de ordem complexas são compartilhadas e referendadas ou não pela maioria dos membros. O Código Municipal Ambiental é onde estão as políticas institucionais que vão dar vazão a todas as ações da secretaria. Outro destaque é que Jeremoabo foi um dos dois municípios comtemplados com o Projeto de Resíduos Sólidos, que além de cumprir uma determinação do Governo Federal ainda trará geração de emprego e renda, através de cooperativa de catadores de recicláveis, onde 90% do que jogamos fora serão revertidos em material a ser vendido”.
Ainda na entrevista, o secretário afirmou que em breve outras localidades do município também terão a coleta de lixo, proporcionando melhor qualidade de vida. Outra ação importante da pasta este ano foi permitir que Jeremoabo se tornasse apto para emissão de licenças ambientais, facilitando a vida dos cidadãos jeremoabenses, evitando deslocamento.
O município ainda receberá a conclusão do esgotamento sanitário que agora é de responsabilidade da Embasa, muito esperada pelos jeremoabenses que amargam alguns problemas por conta da paralisação das obras. Outras ações foram detalhadas, a exemplo da substituição de algaroba, árvores que danificam bastante o calçamento, por craibeiras, espécie da caatinga, já começando pela Rua Duque de Caxias e Bairro Santo Antonio, o que em um futuro próximo deixará a cidade mais bonita; revitalização e requalificação da Fonte da Tapera; intervenções paisagísticas em praças e ruas, embelezando ainda mais nossa terra; a limpeza pública de excelente qualidade, cujos resultados já são visíveis; distribuição de árvores frutíferas e da caatinga para moradores e a decoração de natal sustentável, que foi feita a partir de copos descartáveis, lâmpadas queimadas, garrafas pet´s, etc. A secretaria planeja a revitalização da Pedra Furada e a implantação de um balneário no Rio Vaza Barris.
No final da entrevista, o secretário Antonio Arquimedes agradeceu à parceria da Câmara de Vereadores, que tem aprovado os projetos de autoria da pasta, bem como com outras secretarias, que têm trabalhado juntas em prol do progresso de Jeremoabo.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jeremoabo
Contatos: Lílian Symaia
E-mail: prefeitura.jeremoabo.ba@gmail.com.br