Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Desenbahia tem meta de liberar R$ 740 milhões em créditos este ano
O presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, anunciou que a meta da Agência de Fomento do Estado da Bahia para 2014 é financiar R$ 740 milhões, o que representa ampliação de 78% em relação a 2013. No ano passado, foram liberados R$ 415 milhões em operações. O volume de crédito para os empresários cresceu 7,7% em relação a 2012, excluindo na comparação o financiamento da Arena Fonte Nova.
A carteira de crédito total somou em dezembro a marca histórica de R$ 1,388 bilhão, o equivalente ao crescimento de 14%. “A Desenbahia atua financiando todos os grandes setores da economia. Buscamos ampliar nossa atuação no estado por meio de melhor estruturação da área comercial, melhorias nos processos internos e foco no financiamento de projetos”, explicou o presidente da agência.
O setor de comércio e serviços liderou as liberações, tendo sido responsável por 65% do total. Em segundo lugar, ficou o setor da agropecuária com participação de 20% – correspondente a R$ 83 milhões -, seguido da indústria, responsável por 12% da liberação total, que somou mais de R$ 50 milhões.
Inclusão
“Continuaremos promovendo políticas públicas para empreendedores de todos os portes, garantindo identificação de novas oportunidades de negócios para inclusão econômica e social pelo crédito”, disse Lopes.
A Desenbahia também financia prefeituras municipais, através de linhas destinadas à aquisição de máquinas pesadas, caminhões, ambulâncias e outros equipamentos, além de obras de infraestrutura urbana e modernização de instalações públicas. Por meio dessas linhas, foram liberados mais de R$ 14 milhões em 2013, o que representa 3% dom total liberado.
Em dezembro do ano passado, o índice de inadimplência da carteira de crédito total ficou em 0,5%, inferior ao observado no mesmo mês de 2012 (0,6%). “A estratégia da Desenbahia para 2014 é ampliar a carteira de crédito através do aumento de projetos com perfil de longo prazo, fidelizar clientes e continuar com a revisão e a melhoria dos processos internos”, disse o presidente da agência.