Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Mangaba dá sabor azedinho a bolo que faz parte da culinária de SE
A mangaba, que tem o gosto azedinho, é fruta característica do Nordeste do Brasil. O bolo de mangaba é uma das delícias culinárias de Sergipe.
As catadoras de mangaba recolhem as pequenas frutas de sabor azedinho na mata nativa do município de Pirambu, no leste de Sergipe. O trabalho não para nos 28 lotes do Assentamento São Sebastião.
Os problemas causados pela seca no início do ano foram em parte compensados pelas chuvas dos últimos meses. As catadoras esperam colher 120 toneladas da fruta até fevereiro de 2014. Essa é a mesma média das últimas safras. A maior parte da colheita é comercializada in natura. O quilo da mangaba é vendido por R$ 1,70.
Há dois anos, as catadoras estão organizadas em uma associação. No local, a mangaba é lavada, selecionada e transformada em polpa e em produtos como biscoitos e doces. Aprenda a preparar o bolo de mangaba.
Ingredientes
Massa
3 xícaras com açúcar
½ quilo de margarina
6 ovos
1 xícara com polpa de mangaba
5 xícaras com farinha de trigo que já vem com fermento
Algumas unidades da fruta
Cobertura
1 limão pequeno espremido
1 xícara com açúcar
1 xícara com polpa de mangaba
Modo de preparo
Em uma vasilha, despeje o açúcar, a margarina e mexa bem. Acrescente uma parte da farinha e misture. Coloque a polpa e os ovos. Na sequência, adicione o restante da farinha. Continue mexendo até obter uma massa. Despeje tudo em uma forma untada com margarina e farinha. Leve ao forno pré- aquecido. O bolo deverá assar durante 40 minutos a uma temperatura de 190º. Depois desse tempo, retire do forno. Após esfriar, desenforme.
Para preparar a geleia da fruta para a cobertura, coloque em uma panela o suco do limão, o açúcar e a polpa da mangaba. Misture em fogo médio por 30 minutos. Mexa até obter uma consistência. Depois, cubra o bolo e decorar com as frutas. Do Globo Rural