Perigos ocultos na inversão de valores. Por prof. Sanguinete de Oliveira

 Perigos ocultos na inversão de valores.  Por prof. Sanguinete de Oliveira

As tragédias anunciadas são frutos de uma sociedade corrupta, seviciada e ignorante, a ganância faz com que grupos de empresários busquem formas de economizar sem a preocupação com fatores de suma importância como é o caso da segurança. Pessoas ligadas direta e indiretamente às instituições fiscalizadoras se omitem ou se corrompem contribuindo assim com os desastres antrópicos e até naturais como os ocorridos no Rio de Janeiro, nas comemorações dos réveillons de 1988, naufrágio do BateauMauche, em 2000 no show pirotécnico na praia de Copacabana e em 2009 na pousada Sankay que foi soterrada em Angra dos Reis, todos esses desastres foi fruto do descaso que envolve empresários e representantes de instituições de órgãos reguladores e fiscalizadores tanto Municipais quanto Estaduais e em alguns casos Federais.

boate em santa mariaNo caso de tragédias como a ocorrida no município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, observa-se que houve um fato comum nas casas de shows, pessoas que se acham espertas levam empresários do ramo a tomarem medidas até certo ponto drásticas, pois não querem assumir prejuízos, muitos clientes procuram se desvencilhar da vigilância para não pagarem a comanda, isso ficou constatado na boîtekiss, onde os seguranças retiveram os clientes em fuga por alguns minutos fato esse que contribuiu na gravidade do desastre.

Esse comportamento delituoso de pessoas buscarem tirar vantagens em sair dos ambientes como bares, restaurantes e etc. sem pagar a conta, é muito comum no Brasil, embora não fica só nisso, pois no Japão quando da abertura de emigrantes japoneses e descendentes (Issei, Nissei, Sansei e Yonsei) com pouca qualificação profissional para preencher vagas em áreas de prestação de serviços que era a grande carência do Japão na época, após essa migração o número de crimes aumentou consideravelmente isso fez com que órgãos japoneses fizessem pesquisas para apurar tal situação e ao final chegaram à conclusão que mais de 80% dos prisioneiros eram de origem latina e dentre esses a maioria absoluta são de brasileiros, esse episódio como tantos outros envergonham nossa nação, será que boa parte dos brasileiros tem instinto bandido? Políticos corruptos, empresários imprudentes, pessoas ligadas a órgãos reguladores e fiscalizadores omissos, eleitores ignorantes que desprezam os históricos dos candidatos e professores descompromissados que fogem dos seus deveres.

A inversão de valores promovida por grande maioria do povo brasileiro são sem sombras de duvidas o responsável pela maioria dos fatos ocorridos dentro e fora do país, esses por sua vez trazem graves consequências a nossa imagem tanto quantos prejuízos irreparáveis como nas tragédias ocorridas ao longo do tempo, são crimes provocados por tragédias anunciadas em consequência da omissão do poder público e por falta de uma legislação capaz de coibir tais situações, hoje todos choram com as famílias que perderam seus entes queridos, mas ninguém pensou na possibilidade disso ocorrer, hoje estão fiscalizando as casas de shows em todo país, por que não fizeram isso antes?

Agora as balsas dos fogos ficam distantes da praia de Copacabana, a pousada Sankay foi interditada, o BateauMauche foi apreendido, será que está todo resolvido? Existem mais algumas situações que não percebemos exceto se houver alguma outra tragédia, o que vale mais a dignidade, a vida ou o dinheiro. Podemos afirmar que nos orgulhamos sermos brasileiros? Afinal o que é orgulho? Existe meio orgulho? Num País que confunde costumes e modismo com cultura fica difícil reconhecer que realmente praticamos a inversão de valores onde os supérfluos valem mais que as coisas essenciais, a vida não vale nada, bandidos são seres humanos e suas vitimas… O que são mesmo?

Prof. Sanguinete de Oliveira

sanguinetell@hotmail.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *