Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
PPS quer explicação de ministro sobre possível favorecimento à Marfrig
Líder do PPS na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR) vai apresentar, nesta segunda-feira (6), requerimento à Comissão Representativa do Congresso para que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, explique possível favorecimento à Marfrig.
Uma operação executada na virada do ano permitiu o adiamento, por um ano e meio, do pagamento da dívida de R$ 2,15 bilhões do frigorífico com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), informa reportagem deste domingo da Folha de S. Paulo.
O benefício ainda prevê a troca da dívida por ações da Marfrig a um preço acima do valor de mercado.
— É um negócio no mínimo nebuloso, como tem sido a maioria dos aportes do BNDES aos chamados ‘campeões nacionais’ do governo Lula. Como o acordo parece lesivo aos cofres do Tesouro, queremos que a Comissão Representativa do Congresso se reúna para deliberar mais esse nosso pedido.
Bueno lembrou que o BNDES é um banco público e disse que é necessário entender os critérios que levaram sua direção a prorrogar por mais de um ano o pagamento da dívida do Marfrig.
A Comissão Representativa do Congresso Nacional é composta por 17 deputados e oito senadores e funciona durante o recesso para cuidar das questões do Parlamento. R7