Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prefeita Anabel de Sá agradece ao Governador Jaques Wagner e ao Vice Otto Alencar pela parceria no seu primeiro ano de mandato
O Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e sua comitiva, na quarta-feira (08/1), participaram na Câmara de Vereadores de Jeremoabo, da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jeremoabo.
Na ocasião a Prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho agradeceu ao Governador Jaques Wagner e ao Vice Otto Alencar pela parceria exitosa já no seu primeiro ano de mandato, em que obras como a pavimentação asfáltica e a construção de módulos sanitários já melhoraram significativamente a vida da população. Anabel destacou ainda a assinatura da ordem de serviço da implantação de esgotamento sanitário, cuja obra “significa mais saúde e bem-estar para o nosso povo, além de promover considerável melhora no meio ambiente” e comemorou e o anúncio do inicio da primeira etapa da 235: “é um sonho que começa a virar realidade e que contribuirá com o progresso do nosso município e da nossa região”. A Gestora, na ocasião, reivindicou também sistema de abastecimento para levar água para a região de Monte Alegre a partir do Jequiá.
Governador autoriza início da obra de Esgotamento Sanitário de Jeremoabo
Na solenidade realizada na Câmara de Vereadores, Wagner assinou, ao lado da Prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho, Ordem de Serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jeremoabo, cujo investimento será na ordem de R$ 8,3 milhões, por meio de recursos próprios da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), beneficiando cerca de quatro mil moradores da sede do município. “O esgotamento sanitário vai mudar a realidade de vida da população de Jeremoabo e região. É uma obra muito importante porque além de levar mais saúde para os moradores, cuida do meio ambiente”, afirmou o governador Jaques Wagner. O investimento prevê a implantação de 22,5 quilômetros de redes e ramais, 2,8 quilômetros de linha de recalque, cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento.
Perenização dos Rios Vaza Barris e Itapicuru
Na oportunidade também foi anunciada a intenção da perenização dos Rios Vaza Barris e Itapicuru, a partir da transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco, cujos estudos já estão sendo feitos; calçamento no Loteamento Manoel Dantas Sobrinho, após as obras do esgotamento sanitário; o asfaltamento da Serra da Santa Cruz autorizado no evento; reforma da Escola Agrícola com início dentro de 30 dias, e sinalizou a possibilidade de instalação de uma empresa para garantir mais empregos para Jeremoabo e região.
Além de Jaques Wagner e Otto Alencar, marcaram presença os secretários estaduais da Casa Civil (Rui Costa) e do Desenvolvimento Urbano (Cícero Monteiro); o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Marcelo Nilo; os Deputados Federais Nelson Pellegrino e Mário Negromonte; os Deputados Estaduais Fátima Nunes, Ronaldo Carletto, Maria Del Carmen, Mário Negromonte Júnior, prefeitos de toda a região, vereadores, secretários e lideranças políticas, além da população em geral.
Jaques Wagner anunciou o início das obras da rodovia BR-235
Ainda durante sua visita, o Governador anunciou o tão sonhado início das obras do trecho da rodovia BR-235, que liga a sede ao povoado de Canché, com recursos dos governos federal e estadual. Segundo o vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, as obras deste trecho começam ainda este mês. Já o segundo trecho, entre Jeremoabo e Carira (Sergipe), aguardará o resultado da licitação do governo federal, que deve ser concluída no próximo mês de fevereiro. “Há muitos anos tenho uma forte ligação com Jeremoabo e vocês sabem disso. Para mim, é um momento muito especial homenagear esta querida terra e trazer nosso compromisso de trabalho. A 235 é um sonho antigo desta comunidade e dos municípios vizinhos, por isso sei o quanto estão felizes hoje. O Engenheiro já está aqui no município para começar o trecho de Canché a Jeremoabo, obra de quase R$ 130 milhões, e que deve ficar pronta em um ano e meio”, afirmou Otto.