Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos a partir de março
Graça Pimenta considera medida do MS muito importante
Com o objetivo de precaver meninas de 11 a 13 anos contra o câncer de colo de útero – o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama -, o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote da vacina contra o HPV (papiloma vírus) com quatro milhões de doses que serão distribuídas gratuitamente no mês de março, durante a Campanha de Vacinação.
A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), considera a medida muito importante. “Dados apontam que o vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero. informações dão conta de que, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença; no Brasil, mais de cinco mil morreram somente em 2011. Acredito que é preciso que os pais e responsáveis fiquem atentos à disponibilidade da vacina para proteger suas filhas e contribuir, assim, para a redução do número de casos. A vacinação das adolescentes antes mesmo do início da vida sexual é muito importante para que elas se tornem imunes contra a doença. Por isso desejo que a meta do órgão de ampliar a vacinação também para as pré-adolescentes entre 9 e 11 anos seja cumprida brevemente”, afirma a parlamentar.
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é quadrivalente – previne contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos no país. Cada adolescente deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. A segunda dose deverá ocorrer após dois meses da primeira dose, e a terceira em seis meses. A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis e tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual.
Vale ressaltar que o HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Desse número, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.