Anilton Bastos assina ordem de serviço para construção da UPA em Paulo Afonso

 Anilton Bastos assina ordem de serviço para construção da UPA em Paulo Afonso

O prefeito Anilton Bastos, o deputado federal Luiz de Deus, vereadores, secretários, funcionários da prefeitura, autoridades, empresários e convidados, participaram do ato de assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será erguida ao lado do Hospital Nair Alves de Souza. A solenidade foi realizada na tarde de quinta-feira (27), no espaço que era usado para estacionamento do HNAS. Na solenidade também foram entregues [de forma simbólica] os novos fardamentos dos agentes comunitários de Saúde, da Farmácia Popular e SAMU 192.anilton assina ordem de servico da upa2

Em sua fala, o prefeito Anilton Bastos fez questão de frisar que a construção da UPA só foi possível graças à parceria da Univasf e a Chesf com o governo municipal. “Em muitos lugares existem UPAS que não funcionam, mais aqui vai ser diferente porque, com a passagem da administração do HNAS para a Univasf, não tem porque a UPA não funcionar”.  Anilton também lembrou que o município tem sido beneficiado pelo apoio que tem recebido do governo Dilma e do governador Wagner, como também dos deputados federal Josias Gomes e Luiz de Deus e do deputado estadual Paulo Rangel. “…essa é mais uma obra com verba do governo federal e do município, … quem ganha com a construção de uma UPA aqui no município, não é o prefeito, a Chesf, os políticos, vereadores…, quem ganha são vocês, é a população… disse Anilton ao se dirigir aos presentes, antes de assinar a ordem de serviço.”anilton assina ordem de servico da upa

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. A UPA Porte II possui 9 a 12 leitos de observação e capacidade de atender até 300 pacientes por dia. É voltada para população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou deixá-lo em observação por 24 horas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *