Luiz de Deus comemora aprovação da PEC que garante presença de defensores públicos em instancias judiciais

 Luiz de Deus comemora aprovação da PEC que garante presença de defensores públicos em instancias judiciais

O deputado federal Luiz de Deus (DEM/BA) comemorou a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 247/2013, que obriga União e Estados a contarem com defensores públicos no prazo de oito anos, em todas as unidades jurisdicionais (comarca ou sessão judiciária). A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados em sessão extraordinária realizada quarta-feira (19), obtendo 392 votos favoráveis, duas abstenções e nenhum voto contrário. Por falta de unanimidade entre os parlamentares, a PEC deve volta à pauta da Casa para votação em segundo turno, após o prazo de cinco sessões de interstício, conforme regimento.luiz de deus deputado

De acordo com Luiz de Deus, um estudo do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em conjunto com a Anadep – Associação Nacional dos Defensores Públicos e o Ministério da Justiça -, divulgou que no Brasil há 8.489 cargos de defensor público no país, dos quais apenas 5.054 estão ocupados (59%). Nesse sentido, o parlamentar afirmou que o principal objetivo da PEC 247 é assegurar a todos os cidadãos brasileiros, em todo o seu território, o acesso aos serviços da defensoria pública.

“Sou totalmente a favor da aprovação da PEC e da ampliação do número de defensores públicos em todo o Brasil. Quando deputado estadual, fui relator do projeto que criou a Lei Orgânica da Defensoria Pública na Bahia e sou o maior apreciador do trabalhos destes grandes guerreiros”, destacou Luiz de Deus durante a votação.

A história de luta do democrata se afina e se entrelaça com o trabalho dos defensores públicos no país. Desde quando exerceu o mandato de deputado estadual, entre 1995 a 2011, Luiz de Deus assumiu a relatoria do Projeto de Emenda Constitucional 101/05, que regulamentou a autonomia funcional, administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública na Bahia. “A medida fortaleceu a categoria e assegurou o cumprimento do seu papel de assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos, sendo um instrumento para a conquista da cidadania e de direitos garantidos pela Constituição Federal”, explicou o deputado.

Fonte: ASCOM deputado Luiz de Deus (DEM)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *