Poluição sonora em Paulo Afonso: sensação desagradável e desconfortável, durante o dia e a noite

 Poluição sonora em Paulo Afonso: sensação desagradável e desconfortável, durante o dia e a noite

A poluição sonora durante o dia é com ‘locutor’ que fica na porta das lojas tentando aos berros atrair o cliente, carros de som, moto com som, caixas de som em porta de lojas e a noite nos bares e restaurantes e até nas igrejas, nos bairros e no centro de Paulo Afonso. Falta mais fiscalização. A Avenida Getúlio Vargas é o local onde mais se pratica o crime de poluição sonora. Durante o dia é permitido emitir som até 70 decibéis e à noite 60 decibéis.reclames

A população espera que os vereadores na volta do recesso parlamentar aprovem e o prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) sancione uma Lei que aplique multa aos proprietários de bares e restaurantes de Paulo Afonso e dos veículos com som excessivos, que for pego com som acima do permitido e a apreensão dos equipamentos eletrônicos.

Conforme informações publicadas no site de Bob Charles, o Presidente licenciado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Paulo Afonso, Francisco Rodrigues Neto [Chico da Rio Malhas], questiona que deve existir um mínimo de fiscalização e regulamentação para evitar  a sensação desagradável e desconfortável que hoje a população de Paulo Afonso vive nas ruas centrais. “Os ruídos vêm de todos os lados: carros de som, moto com som, caixas de som em porta de lojas. Isso sem falar no ‘locutor’ que fica na porta das lojas tentando aos berros atrair o cliente. Este, irritado, ao invés de entrar vai embora e não volta mais”.

Chico da Rio Malhas lembra que o som excessivamente alto afugenta os clientes que não conseguem ter tranquilidade para percorrer o comércio e escolher os produtos que deseja. Dificulta sobremaneira, inclusive a comunicação com os vendedores.  “O som alto o dia inteiro incomoda muito e atrapalha no atendimento. Cliente sem muita paciência não fica na loja. Aqui na avenida Getúlio Vargas há casos do carro de som parar em frente à loja, insuportável. Muitas vezes é impraticável falar ao celular ou mesmo com o vendedor no interior da loja. Isto pode e deve ser observado e solucionado”, diz Chico.

Solução para o problema da poluição sonorareuniao poluicao sonora1

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), e o 20º Batalhão da Polícia Militar se reuniram no dia 19 de setembro de 2013  no Auditório Edison Teixeira com proprietários de bares e restaurantes de Paulo Afonso. A pauta teve como finalidade discutir, ouvir opiniões e buscar uma solução para o problema da poluição sonora, citado no artigo 79 do Código de Postura do Município e assunto constantemente debatido na cidade.

Na ocasião o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Josemar Pereira Pinto, falou que o objetivo do evento era conscientizar a população e ajustar as ações da PM, envolvendo também o Poder Executivo. “A PM não deseja punir, mas educar para melhorar a vida de todos, evitando possíveis situações desagradáveis e buscando sempre operacionalizar suas ações, através da conscientização”, frisou o militar.

Segundo o Tenente Coronel Josemar, “as reclamações mais comuns são contra pessoas físicas e jurídicas; comerciantes, igrejas, veículos adaptados com equipamentos especiais e bares”.

1 Comment

  • Poluição Sonora

    Informo que poluição sonora, é de competencia do Municipio, onde deverá fazer uma legislação moderna e eficiente em poluição sonora, promover capacitação para o quadro dos agentes de fiscalização ambiental, com carga horária 16 horas, com aulas práticas e teóricas, colocando o som no seu devido decibés, perante Lei Municipal vijente e
    também realizar monitoramento sonoro , nos eventos como são joão, carnaval, micaretas e diariamente.
    Contamos com experiencia na implantação destes projetos, através da Emplantar-Empresa de planejamento assistencia técnica consultoria em projetos ambientais ltda.
    Posteriormente mandarei os efeitos psicológicos e fisiológicos, provocados pela poluição sonora.

    Contato Celular 71 99161433 vivo 81932900 claro 91242156 tim

    Aloisio Sacramento
    Engenheiro Agrobnomo

    Aloisio Sacramento
    Engenheiro Agronomo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *