Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Visita de turistas durante a Copa preocupa Graça Pimenta
“Faltam poucos meses para a Copa 2014, mas ainda me questiono se a Bahia está bem preparada para receber os turistas”. Essa é a dúvida que a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) tem sobre a infraestrutura montada em Salvador para a realização do evento, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho. A capital baiana é uma das cidades-sede onde vão acontecer seis jogos.
Parlamentar questiona infraestrutura em aeroporto. Foto metro1.com.br
A parlamentar destaca que o aeroporto internacional de Salvador, porta principal por onde os visitantes – principalmente os estrangeiros – entram no Estado, recebe 24,1 mil passageiros/dia e, em períodos de pico, como o Carnaval, o número sobe para 35 mil passageiros/dia, segundo informações contidas no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Porém, logo na primeira semana de janeiro, milhares de pessoas enfrentaram dificuldades para embarcar e desembarcar no aeroporto de Salvador. A esteira utilizada pelas companhias aéreas para transportar as bagagens até as aeronaves não suportou a sobrecarga, parou de funcionar e gerou filas imensas, além de atraso e cancelamento de voos”, relembra.
A reforma que está sendo realizada no aeroporto é apontada como uma das causas dos transtornos corriqueiros que ocorrem por lá. “Conforme notícia do jornal A Tarde, anunciada para ficar pronta em 18 meses, a contar de 20 de junho de 2012, a obra no terminal só deve ser concluída integralmente em maio, às vésperas da Copa 2014, com cinco meses de atraso. Inclusive a primeira etapa da reforma foi entregue no início deste mês, mas, segundo informações da Rádio Metrópole, os benefícios ainda não foram notados. O meio de comunicação informou que as estruturas dos novos 36 balcões de check-ins estavam prontas, porém somente seis em funcionamento”, afirma Graça Pimenta.
Questionada sobre o assunto, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou que somente seis guichês da empresa Avianca funcionam na nova ala de check-ins e declarou que a responsabilidade de ocupação do espaço é das companhias aéreas. Conforme dados divulgados no site da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-Ba), em 2013 o aeroporto de Salvador registrou 3,94 milhões de desembarques aéreos. Desse número, 160 mil foram desembarques internacionais. A pasta estima que 70 mil estrangeiros visitem a Bahia por conta da Copa do Mundo.
“Para recebê-los é necessária uma comunicação clara, através de idiomas de grande utilização no mundo, a exemplo do inglês. Em dezembro de 2013 o jornal A Tarde trouxe matéria que demonstrou o quanto precisamos melhorar para receber os turistas, principalmente aqueles vindos de outros países. Dois repórteres do periódico se passaram por turistas estrangeiros que estavam chegando ao aeroporto internacional de Salvador e buscando conhecer a cidade, além de utilizar serviços como os de lanchonete, lojas de lembranças e táxi. Eles estavam falando em inglês. O resultado não foi dos melhores. Quase toda tentativa de comunicação dos repórteres foi através da mímica, pois as pessoas que os atendiam praticamente não sabiam falar o idioma, que é tão utilizado no mundo todo. A Copa está chegando. É imprescindível correr contra o tempo e também ampliar os investimentos para capacitar as pessoas que atuam principalmente no aeroporto de Salvador”, frisa a parlamentar.
Graça Pimenta enfatiza que isso já deveria ter sido feito, pois a Bahia já recebe um fluxo significativo de turistas estrangeiros ao longo do ano. A parlamentar questiona, ainda, se vai haver tempo suficiente para mudar essa situação e receber bem os turistas vindos de outros países, além dos próprios turistas brasileiros.