Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Universidade Tiradentes chega a Paulo Afonso-BA
Universidade Tiradentes existe há mais de 50 anos, tem mais de 30 mil alunos e é referência de qualidade no Norte e Nordeste.
A Universidade Tiradentes (Unit) inaugura uma unidade de ensino no município de Paulo Afonso, no próximo dia 01 de abril. A Unit é a maior instituição de ensino superior do Grupo Tiradentes, que há 52 anos atua no mercado educacional do Nordeste, especialmente, nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Em Paulo Afonso, a universidade abre as portas na Rua da Emancipação, S/N, com a oferta de cursos de extensão, graduação e pós-graduação à distância.
No período de 29 de março a 17 de abril, a UNIT ofertará cursos de extensão gratuitos, para que a comunidade possa conhecer a infraestrutura e a metodologia da instituição. Os cursos serão sobre Webjornalismo; Gestão Escolar; RH – Avaliação de Desempenho e Licitação.
Sendo as Gestoras da Unidade de Paulo Afonso, as Diretoras do Instituto Educacional EVO: Bárbara Soraya, Cléa Rubia e Edna Pires. A Gestora e Professora Bárbara Soraya, ressalta que a Unit surgiu como Colégio Tiradentes, em 1962, e hoje figura entre as mais imponentes Universidades particulares do Norte e Nordeste. Com mais de 30 mil alunos, dispõe de cinco campus em Sergipe e uma das maiores redes de biblioteca da região, com livros impressos e e-books. “Hoje, a instituição oferta mais de 50 cursos de graduação, dezenas de pós-graduações lato sensu, além dos mestrados em Direitos Humanos e Educação, e os mestrados e doutorados em Biotecnologia Industrial, Engenharia de Processos, e Saúde e Ambiente”, afirma a gestora.
Experiência em EAD
Referência de 16 anos em educação a distância, a Universidade Tiradentes tem mais de 8 mil alunos EAD matriculados e aprovou cerca de cem estudantes e egressos em concurso público do Estado de Sergipe. Toda esta experiência agora está à disposição da população pauloafonsina e de municípios vizinhos. Além disso, a Unit inaugura outras nove unidades, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Vitória da Conquista, na Bahia; Caruaru, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco; Arapiraca, em Alagoas; e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
“A metodologia a distância democratiza o ensino superior, pois atende a muitos cidadãos que, por questões financeiras ou de tempo, não tinham condições de se deslocar todos os dias para fazer um curso superior. Na Unit, o aluno EAD tem encontros presenciais com tutores somente aos sábados e pode organizar seus horários de estudos”, afirma as diretoras.
A tecnologia exerce um papel importante na construção do conhecimento dos estudantes da modalidade a distância. Os alunos EAD da Unit têm à disposição um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com diversos recursos para que esclareçam dúvidas e acompanhem de forma mais dinâmica o conteúdo das disciplinas. Podcasts, videoaula, fórum, chat e biblioteca são algumas ferramentas disponibilizadas para facilitar o aprendizado e o contato entre estudante e professor. A transmissão da aula é outro diferencial dos cursos a distância da instituição.
“Preparamos o acadêmico para o mercado de trabalho. Nosso diferencial é que as aulas são por videoconferência e podemos conectar estudantes de diversas cidades com a apresentação de um professor. Os acadêmicos podem debater e interagir normalmente na aula, em tempo real. É uma tecnologia muito avançada”, avalia a Gestora da unidade de Paulo Afonso, professora Bárbara Soraya.
Internacionalização
A Universidade Tiradentes também é referência em internacionalização. O programa de intercâmbio regular com universidades estrangeiras já levou acadêmicos da Unit para praticamente todas as regiões do planeta. Os convênios incluem instituições de ensino superior de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e Hungria. As parcerias envolvem alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.
1 Comment
Sou sócio proprietário do Olímpico e não sabia que o clube tinha sido ven
dido a UNIT. Quem vendeu, pois a atual diretoria estava ilegal, pois o man
dato do presidente venceu e não foi realizada nova eleição. Do meu conhe
cimento, o clube vinha sendo administrado, por uma comissão de sócios proprietários, formada para gerir o clube até a realização de novo pleito, e
que tinha como presidente o Engº Alberto Vilanísio. Não sou contra a vinda
da Universidade para Paulo Afonso, más que venha legal e não, se insta
lando em um clube que tem proprietários, e são muitos, sem a aprovação
dos mesmos, como está sendo o caso, em desobediência aos Estatutos
que não permitem tal fato. O Clube estava alugado ao Instituo Evo e aque
le, não podia legalmente sublocar, como me parece tenha acontecido. Se
outros proprietários ainda não se posicionaram a respeito do assunto es
tá na hora de sr tomada uma posição, pois o clube já foi totalmente refor-
mado, nada existindo de suas antigas dependências.